Trading – Investimentos a curto prazo em renda variável 

O Trading nada mais é do que uma prática de negociação na Bolsa de Valores. Ao contrário dos investimentos mais tradicionais que envolvem a renda variável, o trading foca em transações de curto e curtíssimo prazo. 

Executive Digest
Maio 5, 2025
14:53

O Trading nada mais é do que uma prática de negociação na Bolsa de Valores. Ao contrário dos investimentos mais tradicionais que envolvem a renda variável, o trading foca em transações de curto e curtíssimo prazo. 

 

As possibilidades de retorno com esta técnica, é claro, dependem das oscilações do mercado financeiro e requerem cuidados e conhecimento. Entenda como funciona o trading na prática a seguir! 

O que é Trading, afinal de contas? 

Em operações de Trading com a Plus500, o investidor compra e vende activos em um curto período. Dentro do Trading, existem modalidades ainda mais focadas em operações de curto prazo, como o Day Trade, um dos tipos de abordagens mais populares. 

 

No Day Trade, por vezes os activos são comprados e vendidos em uma questão de poucas horas ou até de dentro de minutos. Os resultados do Trader são impactados por contextos económicos, políticos e sociais e mudam drasticamente de um momento para o outro. 

 

Deste modo, é preciso ter uma base de conhecimento sólida antes de começar a fazer negociações ao envolver os mercados. Além do Day Trader, existem outros tipos de trader no mercado, tais quais:

 

  • Scalper Trader: os scalper traders tendem a focar nos gráficos do mercado para aproveitar as oscilações e fazer as transações em poucos minutos, rapidamente. 
  • Swing Trader: os swing traders utilizam as estratégias como a análise técnica para comprar e vender activos. Geralmente, este género de trader foca em transações que abrangem prazos de 1 dia a 2 semanas. 
  • Position Trader: já os position trader tendem a manter as suas posições por semanas, meses ou até por anos, em certos casos. Mesmo se levar um prazo maior, este perfil de trader espera para vender o activo no momento ideal, a ser mais paciente. 

Para qual perfil de investidor o Trading é indicado 

As operações de trade são arriscadas por natureza. Portanto, o Trading é mais indicador para investidores com perfil arrojado que estão dispostos a assumir alguns riscos diante da possibilidade de retornos consideráveis. Quem tem maior apetite por volatilidade e inovação tende a se encaixar bem no mundo do trading. 

Vantagens e desvantagens do Trading 

Assim como outras estratégias de investimento em renda variável, o trading tem os seus pontos positivos, mas também apresenta as suas desvantagens. Confira os prós e contras a seguir: 

 

Prós 

  • Alta liquidez
  • Operações ágeis
  • Opções de alavancagem
  • Não é necessário muito capital para começar

 

Contras 

  • Existe um risco maior
  • Custos de corretagem

Como dar os primeiros passos no mundo do Trading 

A primeira coisa a se fazer para dar os primeiros passos no mundo do Trading é pesquisar. O conhecimento é a base de uma estratégia financeira de sucesso, então não é uma ideia começar a operar antes de entender como o trading funciona e como o cenário político e geoeconômico influencia o preço dos activos. 

 

O segundo passo é pensar em uma estratégia de gerenciamento de risco. Acompanhar especialistas da área é útil nessa fase inicial. Vale mencionar que só é possível fazer operações através de uma corretora de investimentos, então escolha uma empresa confiável e segura com uma vasta seleção de activos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.