Pingo Doce recusa pagamento electrónico abaixo de €20

pingo-doce-recusa-multibanco-abaixo-de-20-eurosOs supermercados Pingo Doce vão deixar de aceitar pagamentos por Multibanco de quantias inferiores a 20 euros e através de cartão de crédito, a partir de 1 de Setembro.

A Deco já condenou a medida, que “vai permitir uma poupança anual de mais de 5 milhões de euros”, como se pode ler no folheto informativo que já começou a ser distribuído.

Os supermercados da Jerónimo Martins vão também deixar de aceitar cartões de crédito no acto do pagamento.

“A partir do próximo dia 1 de Setembro, inclusive, ao pagar as suas compras em dinheiro até 20 euros está a ajudar-nos a concretizar mais oportunidades de poupança para si”, escreve o grupo na nota distribuída ao público. A decisão é justificada com o corte de “gastos supérfluos”, relativamente às comissões cobradas na utilização dos terminais de pagamento electrónico.

As taxas cobradas em Portugal no uso do Multibanco são 2,7 vezes superiores à média europeia nas operações a débito e 2,1 vezes mais elevadas nas vendas a crédito, refere a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

O grupo Auchan, que detém as marcas Jumbo e Pão de Açúcar, já anunciou poder juntar-se à decisão da Jerónimo Martins, que está a suscitar reacções duras junto dos consumidores.