Directores financeiros abaixo da média europeia

cfos-portugueses-16931_300Os directores financeiros das empresas portuguesas são, na maioria, mais jovens do que os ocupantes do mesmo cargo na Europa, tendo ainda salários mais baixos do que aqueles.

Os dados foram apurados pelo Barómetro Global de CFOs da Michael Page.

“Em geral os directores financeiros em Portugal acedem ao cargo com menos de 30 anos e, por serem tão jovens, têm poucos anos de profissão e pouca experiência profissional no estrangeiro”, explica Álvaro Fernandez, director-geral da Michael Page em Portugal.

O rendimento está directamente relacionado com a idade dos directores financeiros, indica a Michael Page, sendo que “em Portugal, têm actualmente um pacote salarial mais baixo do que os seus pares europeus”, diz o responsável.

“O rendimento dos directores financeiros depende da sua idade. Geralmente, quanto mais velho for, mais alto é o salário”, refere o director-geral da empresa em Portugal.

Tendência no contexto português é também a acumulação de funções de direcção financeira com outras. Os CFOs portugueses são, frequentemente, responsáveis por departamentos como recursos humanos, administração e questões legais.

O barómetro aponta para uma média de idades entre 30 e 39 anos de idade para os directores financeiros em todo o mundo.

Os responsáveis financeiros portugueses têm, na sua maioria, uma visão pessimista sobre a economia nacional mas sentem-se optimistas em relação ao desempenho da sua empresa.