Turbos vão crescer 47% até 2020
A procura mundial de turbocompressores para motores de veículos automóveis vai aumentar 47% até ao final da década, segundo as previsões da Honeywell, líder mundial do setor. O aumento da utilização de turbos será impulsionado não apenas pelos motores diesel, mas sobretudo pelos motores gasolina de baixa cilindrada e pelas motorizações híbridas. Todos osd anos, mais de doisx milhões de veículos ligeiros novos terão motores com turbo,
A penetração dos turbocompressores crescerá quer pela sua cada vez mais aplicação nos pequenos motores de três cilindros, quer pela combinação cada vez mais comum de dois turbos (um para as baixas rotações e outro para as altas), nos blocos de maior cilindrada. “Há uma procura por tecnologias turbo mais sofisticadas ligadas a um melhor desempenho dos motores, como por exemplo, nos pequenos motores três cilindros gasolina, para obter mais potência dos motores de quatro cilindros, ou para a recuperação de energia dos propulsores híbridos”, refere a Honeyell.
A utilização de turbos nos pequenos motores tricilíndricos gasolina ou diesel deverá aumentar 30% até ao final da década, enquanto a aplicação nos motores de quatro cilindros crescerá 7%. Em 2020, 75% dos motores com turbo terão como base blocos de quatro cilindros em linha de elevado desempenho, graças a tecnologias como geometria variável, o twin scroll oy o dual boost.
A penetração dos veículos híbridos subirá dos atuais 4% para 7% do mercado, até 2020 e cerca de 25% terão instalado um turbo, contra os 10% atuais.