Ford lança serviço de car-sharing em Londres
A Ford Motor Company desenvolveu um serviço de car-sharing em Londres denominado de GoDrive. Esta iniciativa conta com uma frota de veículos, a maioria Ford Focus Electric, para trajectos de uma direcção apenas com estacionamento garantido em todos os pontos da cidade.
O projecto começou com uma experiência piloto, a City Driving On-Demand, do projecto Ford Smart Mobility que visa utilizar tecnologia e inovação de modo manter a marca a par das últimas novidades em termos de conectividade, mobilidade, veículos autónomos, user experience e ‘big data’.
Estima-se que a indústria de car-sharing supere os 5.500 milhões de euros até 2020 embora a marca garanta que também tem como objectivo perceber que necessidades têm os londrinos no seu dia-a-dia.
“Uma vez que as cidades se tornam cada vez mais congestionadas, as pessoas tornam-se francamente mais abertas a novos métodos de mobilidade e o car-sharing está a provar ser um modelo apelativo,” disse Ken Washington, vice-presidente de Investigação e Engenharia Avançada da Ford. “Um factor crucial na disponibilização efectiva de serviços de car-sharing é aprender com estes condutores quais as formas mais efectivas de satisfazer as suas necessidades e expectativas e de complementar a sua infra-estrutura de transportes existente”, concluiu.
A GoDrive foi concebida como complemento aos existentes sistemas de transporte para deslocações integradas e é o único sistema de car-sharing a oferecer trajectos de sentido único com estacionamento garantido. O modelo de pagamento no momento com tarifas ao minuto cobre as taxas de congestionamento londrinas, o seguro e o combustível. Os condutores utilizam uma aplicação de smartphone para reservarem e acederem a um automóvel.