Os socialistas estão no topo das preferências de 40% dos inquiridos no barómetro de Junho da Intercampus para o “Correio da Manhã”, “CMTV” e “Jornal de Negócios”, apesar da queda de três décimas em comparação com Maio.
Por outro lado, o PSD subiu oito décimas para 24,1% nas intenções de voto. Ainda assim, está a quase 16 pontos percentuais do partido do Governo.
Já o Bloco de Esquerda inverte a tendência de queda registada nos dois meses anteriores, subindo para 9,8% nas intenções de voto. A CDU (coligação entre o PCP e Os Verdes) também, ao passar para 6,2%. No entanto, mantém-se atrás do partido de André Ventura. O Chega tem a simpatia de 6,8% dos inquiridos.
Por sua vez, o PAN recolhe 3,1% das preferências e o CDS é a escolha de 4,1% dos inquiridos, enquanto o Iniciativa Liberal (IL) sofre uma queda de 1,3 pontos, fixando-se nos 1,9%.
Sobre a imagem dos líderes partidários, numa escala de 0 a 5, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, é quem tem a melhor classificação (3,7). Já o presidente social-democrata, Rui Rio, obtém 3,2 pontos, à semelhança da líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.
A imagem do porta-voz do PAN, André Silva, melhorou para 2,9 pontos, ultrapassando a do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa (2,8), Francisco Rodrigues dos Santos (2,7), do CDS, João Cotrim de Figueiredo (2,6), da IL, e André Ventura, do Chega, (2,2).




