Amazon transformou-se em sinónimo de comércio electrónico. Embora tenha começado como uma livraria, cresceu e expandiu horizontes, estando hoje presente em vários países e disponível para entregar ao domicílio todo o tipo de artigos e produtos, incluindo até alimentos frescos. No entanto, não é esta a unidade de negócio mais lucrativa da gigante liderada por Jeff Bezos.
Segundo indica o El Economista, a Amazon Web Services (AWS) é a divisão que mais dinheiro gera. Este é o braço da Amazon dedicado à tecnologia cloud, que conta até com instalações próprias em Portugal e que oferece às empresas e a particulares a infra-estrutura necessária para armazenamento remoto. Tinder ou Instagram estão entre as plataformas mais conhecidas que recorrem aos serviços da AWS.
A mesma publicação partilha ainda outras curiosidades sobre a Amazon e o seu fundador. Entre elas o facto de a empresa ter nascido com outro nome: Cadabra foi a designação inicialmente escolhida para aquela que se viria a tornar uma das maiores companhias do Mundo.
No entanto, devido a uma semelhança fonética com a palavra inglês para “cadáver”, foi decidido que seria necessário optar por outro nome. Amazon foi o grande vencedor, fazendo referência ao rio Amazonas e permitindo que a empresa surgisse nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa online – que, na altura (anos 90), recorriam à ordem alfabética.
Quanto a unidades de negócio menos conhecidas, destaque ainda para a Amazon Mechanical Turk. Esta é uma plataforma de trabalho temporal através da qual indivíduos podem divulgar os seus serviços e receber contactos por parte de outras pessoas interessadas. Desta forma, a Amazon providencia um serviço de emprego ao mesmo tempo que ganha uma rede própria de recursos humanos.





