Zomato prepara entrada em bolsa

Na semana passada a Zomato deu o primeiro passo para a tão esperada oferta pública inicial (IPO) na bolsa indiana, depois de ter apresentado a documentação oficial necessária para o efeito junto dos responsáveis da SEBI.

O grupo indiano de entrega de refeições visa angariar até mil milhões de euros com esta operação. Embora o prospeto não divulgue o preço a que serão colocadas as ações para negociação, o objetivo delineado fará do IPO da Zomato a maior operação deste género da Índia este ano, de acordo com um relatório da Bloomberg.

Lançada em 2008 por Deepinder Goyal e Pankaj Chaddah, a startup indiana foi recentemente avaliada em cerca de 4,8 mil milhões de euros após uma ronda de financiamento superior a 220 milhões de euros liderada pela Tiger Global e a Kora, em fevereiro de 2021.

Recorde-se que a Zomato, que opera em Portugal desde 2014, tem operações em 23 países e atingiu o seu estatuto de unicórnio (startup avaliada em mais de mil milhões dólares) em 2015.

“À medida que os lockdowns em resposta à pandemia de Covid-19 abrandaram na Índia no final de Maio de 2020, o nosso negócio de distribuição de alimentos começou a recuperar e no terceiro trimestre do ano fiscal de 2021”, lê-se no prospeto do IPO da Zomato.

No mesmo documento, a startup indiana revela que o seu negócio retomou em Agosto, depois de um longo período de estagnação por forma da pandemia da Covid-19. A empresa refere que, em Agosto, o número de restaurantes que faziam entregas de alimentos tinha atingido 70% dos níveis pré-pandémicos.

Mas o prospeto da Zomato também nota que é a operação da empresa não será rentável num futuro próximo. “Temos um historial de perdas líquidas e antecipamos um aumento das despesas no futuro”, lê-se no prospeto.

Entre Março e Dezembro do ano passado, a Zomato registou um prejuízos líquidos de cerca de 82 milhões de euros no meio da pandemia. A empresa teve de despedir 13% do seu pessoal e impor cortes salariais em Maio, depois de um bloqueio do coronavírus a nível nacional ter atingido o seu negócio.