A Repsol tem em marcha um projeto para investir 2.000 milhões de euros para retomar o projeto de reconversão da sua unidade de regaseificação Saint John LNG, no Canadá, num terminal para exportação de gás para a Europa.
A petrolífera espanhola está em conversações com o Governo de Justin Trudeau para retomar o projeto estudado desde 2015, e que permitirá à empresa transportar para a Europa uma quantidade próxima de 7 bcm por ano, revela o ‘eleconomista’.
O Ministro de Recursos Naturais do Canadá, Jonathan Wilkinson, disse em entrevista à ‘Reuters’, que estão a analisar as instalações de GNL da Repsol e as instalações de GNL Goldboro, na Nova Escócia, propostas pela Pieridae Energy. “Estamos a analisar os projetos da Goldboro e da Repsol e a discuti-los com os proponentes e com colegas alemães e europeus”.
Com as recentes sanções do ocidente para com a Rússia como consequência do ataque do Kremlin à Ucrânia, o Canadá está em conversações com países europeus para aumentar a sua exportação de gás para o velho continente.
No entanto, o sexto maior produtor de gás natural do mundo não possui instalações de GNL na costa leste e, e tem apenas uma em construção na costa oeste. Como tal, estão a ser estudadas as propostas das empresas.














