Desde o passado dia 1 de dezembro que o teletrabalho volta a ser recomendado, sempre que possível, para todas as empresas.
O regresso da recomendação do teletrabalho sempre que as funções o permitam foi aprovado em Conselho de Ministros do passado dia 25 de novembro, no âmbito da evolução da pandemia de covid-19, e publicado no sábado em Diário da República, numa resolução que decreta o estado de calamidade de 01 de dezembro de 2021 a 20 de março de 2022.
E como estão as empresas a adaptar o seu modelo de trabalho às novas condicionantes impostas para controlo da pandemia?
Microsoft
Fonte oficial
“A Microsoft manteve-se, ao longo dos últimos meses, em regime híbrido e flexível, privilegiando o trabalho remoto mas permitindo aos colaboradores visitar o escritório quando necessário, respeitando medidas de segurança, designadamente: marcação de lugar, utilização de máscara em espaços comuns e salas de reunião, reforço de medidas de desinfeção e implementando políticas de distanciamento social. A Microsoft mantém as medidas referidas para este período, fechando temporariamente o escritório entre 2 e 9 de janeiro de 2022, em cumprimento do determinado pelo Executivo, que impôs o teletrabalho na chamada “semana de contenção de contatos”. Os colaboradores da Microsoft estão inteiramente capacitados para a execução das suas funções de forma remota e flexível, pelo que priorizamos o bem-estar e a segurança de todos, cumprindo cabalmente as recomendações do Governo de Portugal”.
Schneider Electric
Victor Moure, Country Manager Portugal
“Para nós, nem o teletrabalho nem as políticas de trabalho flexíveis são novidade, e também não o foram em 2020. Há mais de 10 anos que implementamos, a nível ibérico, iniciativas de trabalho flexível e de teletrabalho que nos têm permitido melhorar a cada dia e enfrentar situações como a atual com todas as medidas, ferramentas e processos adaptados para não perturbar a atividade das pessoas que integram as equipas da Schneider Electric Portugal. A novidade é que a situação vivida no ano passado acelerou o processo de digitalização de muitas empresas do setor, o que nos permite ser cada vez mais híbridos, tendo interações tanto no ambiente físico como digital com total eficiência. O mais importante agora é minimizar os riscos e tomar todas as precauções para evitar o contágio dentro e fora das empresas. Na Schneider Electric tomamos todos os cuidados; não apenas os recomendados pelo governo, mas também outras medidas que definimos com a ajuda das nossas equipas de risco e saúde ocupacional, para que todas as pessoas que tenham que ir aos escritórios – por necessidade, critérios ou outros motivos – o façam sempre com total segurança.”
Sage Portugal
Josep María Raventós, Country Manager
“Perante a nova variante da Covid-19, e esperando ainda por mais informações sobre o seu verdadeiro alcance, na Sage, tal como temos feito desde o início da pandemia, estaremos a acompanhar a sua evolução com a máxima atenção. Temos todas as condições para que a totalidade dos nossos colaboradores realizem o seu trabalho a partir de casa, caso seja necessário e assim decretado pelas autoridades sanitárias. Para nós, a primeira prioridade é a saúde e segurança dos nossos colaboradores, por isso respeitaremos e seguiremos sempre as recomendações das entidades oficiais de cada país. Em Portugal, recentemente reabrimos os escritórios para podermos regressar gradualmente ao trabalho presencial, mas conseguindo com cada equipa que essa presença nunca ultrapasse os 50% da ocupação total, e respeitando sempre os padrões de segurança em vigor. Se a situação mudar e as autoridades determinarem o retorno ao teletrabalho, mesmo que seja pontual por algumas semanas – tal como acontecerá em janeiro -, estamos 100% preparados.”
Axians Portugal
Fernando Rodrigues, Managing Director
“Na Axians, iremos manter o modelo híbrido com que estamos atualmente, promovendo o teletrabalho sempre que este seja possível.”
The Loop Co.
Manuel Tovar, cofundador
“Desde que os níveis de vacinação o permitiram, iniciámos a transição para um modelo híbrido de trabalho, que pretendemos que seja permanente e que congregue o potencial de flexibilidade dos modelos de trabalho remoto com a colaboração rica da interação presencial. Com o recente agravamento da situação pandémica, não pretendemos regredir no esforço de transição para o modelo de trabalho híbrido, mas sim abrandar o ritmo de regresso aos escritórios, prolongando a transição pelos primeiros meses de 2022. A par deste abrandamento, intensificamos as medidas de controlo que passam pela desinfeção, uso de máscara, criação de separações entre os postos de trabalho e sobretudo a testagem covid através das plataformas de agendamento que desenvolvemos para as Farmácias Portuguesas e Cruz Vermelha Portuguesa. Durante o período de teletrabalho obrigatório, suspenderemos por completo a atividade presencial.”
ManpowerGroup Portugal
Rui Teixeira, Chief Operations Officer
“A segurança e saúde dos nossos colaboradores é prioridade para o ManpowerGroup e, por isso, em janeiro iremos retomar os modelos de atuação que tínhamos implementado em meses anteriores, de adotar um modelo 100% remoto, de forma a estar em cumprimento com as normas da Direção Geral da Saúde. A nossa estrutura já se tem adaptado ao longo dos últimos quase dois anos e, na verdade, esta mudança acaba por não provocar uma grande disrupção, já que estávamos a implementar um modelo híbrido, em que, na maior parte da semana, os colaboradores estão em modo remoto. Assim, estamos preparados para responder a estas novas medidas sem impactar a continuidade do negócio e do serviço aos nossos clientes”.













