Range Rover celebra 50 anos com edição especial

O Range Rover celebra esta quarta-feira, dia 17 de junho, 50 anos de inovação pioneira, requinte inigualável e capacidade todo-o-terreno incomparável com o novo Range Rover Fifty.

Automonitor
Junho 17, 2020
10:36

O autêntico SUV Premium original definiu o setor desde o seu lançamento a 17 de junho de 1970 e, cinco décadas depois, o Range Rover foi evoluindo até se transformar numa família de veículos exclusivos e cobiçados de alta performance. A sua combinação atraente de inovação no design, requinte e engenharia assegura a posição como SUV Premium de referência.

Durante os seus 50 anos de história, o Range Rover conseguiu numerosas estreias mundiais e façanhas impressionantes. Quando foi introduzido no mercado, foi o primeiro SUV a incorporar um sistema de tração integral permanente e, em 1989, tornou-se o primeiro todo-o-terreno do mundo a incorporar travões anti bloqueio ABS.

Posteriormente, em 1992, passou a ser o primeiro 4×4 do mundo a incluir controlo de tração eletrónico (ETC) e suspensão pneumática eletrónica e automática para assegurar a famosa experiência de condução requintada Range Rover, tanto em estrada como em situações todo-o-terreno. Em 2012, a última geração do Range Rover tornou-se o primeiro SUV do mundo produzido com carroçaria em alumínio para ser mais leve, sólido e eficiente.

Atravessou a impenetrável Darien Gap, foi o primeiro veículo a ser exposto no Museu do Louvre de Paris e, inclusivamente, venceu o rali Paris-Dakar em duas ocasiões. Nenhum outro veículo conjuga como o Range Rover os níveis notáveis de exclusividade, conforto e requinte com capacidade todo-o-terreno e desempenho em estrada.

O capot com design em forma de concha, o distinto tejadilho flutuante, a tampa da bagageira de abertura bipartida e as características grelhas laterais dianteiras recordam que o Range Rover atual ainda conserva muitos detalhes do original de 1970. Agora, no ano das suas bodas de ouro, apresentamos o modelo com mais performance e mais eficiente, ligado e exclusivo de sempre.

Para celebrar os 50 anos deste ícone automóvel, serão comercializadas apenas 1.970 unidades da edição limitada Range Rover Fifty a nível mundial, uma referência ao ano do lançamento do Range Rover original.

Além de ser baseado no exclusivo Autobiography, o Range Rover Fifty inclui numerosos detalhes exteriores personalizados em Auric Atlas e dois designs exclusivos de jantes de 22 polegadas. O logótipo inclui a palavra “Fifty” com um design do professor Gerry McGovern, oficial da Ordem Britânica e Diretor Criativo da Land Rover. É apresentado no exterior do veículo e em diferentes pontos do interior, como na placa exclusiva da consola central com a inscrição “1 of 1970” (um de 1970), nos apoios de cabeça, tablier e proteções das embaladeiras iluminadas.

O professor Gerry McGovern, oficial da Ordem do Império Britânico e diretor criativo da Land Rover, afirmou: “No mundo dos veículos de luxo, o Range Rover sempre se distinguiu por ser inigualável e duradouro. A sua sensibilidade única e pioneira em conjunto com uma abordagem de engenharia sem igual foram os valores intrínsecos que os nossos clientes admiraram desde que apareceu o primeiro da gama em 1970”.

O Range Rover Fifty estará disponível com chassis longo (LWB) ou convencional (SWB), e os clientes poderão selecionar uma das quatro cores exteriores cuidadosamente selecionadas: Carpathian Grey, Rossello Red, Aruba e Santorini Black A divisão Special Vehicle Operations da Land Rover disponibiliza também uma quantidade muito limitada de veículos Range Rover Fifty numa das três cores exteriores sólidas “heritage” da palete do Range Rover original: Tuscan Blue, Bahama Gold e Davos White As diferentes opções de propulsão incluem motores a gasolina, diesel e inclusivamente um modelo P400e híbrido plug-in (PHEV).

Atualmente na quarta geração, o Range Rover conta com mais de um milhão de unidades vendidas e representa o expoente máximo de exclusividade. O seu inconfundível design sofisticado e a capacidade todo-o-terreno líder no segmento asseguram que o Range Rover permanece tão incomparável e relevante hoje em dia como o foi em 1970.

FAMÍLIA DO RANGE ROVER

Após três décadas no segmento mais exclusivo dos SUV Premium, em 2005 nasceu a grande família Range Rover com o lançamento do Range Rover Sport, um veículo que conjuga o luxo e a capacidade do Range Rover maior com carácter desportivo e uma experiência de condução envolvente. Em 2010 foi apresentado o compacto Range Rover Evoque, direcionado para um público mais jovem e urbano.

Em 2017, a família voltou a crescer com a introdução do Range Rover Velar, que se posiciona entre o Range Rover Sport e o Range Rover Evoque. O Velar, que deve o seu nome aos primeiros protótipos Range Rover, ampliou a gama Range Rover com um design minimalista exclusivo e um interior a transbordar de tecnologia.

HISTÓRIA DO RANGE ROVER

Em meados dos anos sessenta, o Chief Engineer para novos projetos de automóveis do fabricante Rover e sobrinho dos fundadores da Land Rover Charles Spencer King (conhecido pelo diminutivo “Spen”) quis revolucionar o crescente mercado de veículos todo-o-terreno de lazer e idealizou um plano para combinar a agilidade em estrada de uma berlina Rover com a capacidade todo-o-terreno do Land Rover.

O desenvolvimento do primeiro protótipo, com uma carroçaria Wagon com 100 polegadas de distância entre eixos, começou no final dos anos sessenta; o primeiro modelo foi apresentado à imprensa internacional em 1970 e conquistou o reconhecimento dos especialistas. A sua popularidade aumentou ao combinar requinte e conforto com agilidade em estrada, desempenho todo-o-terreno e, inclusivamente, capacidade de reboque. O Range Rover Classic original foi apresentado como “um trabalho exemplar de design industrial” quando se tornou no primeiro veículo em exposição no famoso museu do Louvre de Paris em 1971.

A primeira geração do Range Rover (1970-1996) estava disponível apenas como veículo de duas portas quando foi comercializado em 1970. Durante os 26 anos que esteve em produção, o Range Rover Classic continuou a evoluir com a introdução de um modelo de quatro portas em 1981 e uma caixa de automática em 1982. O primeiro Range Rover diesel chegou em 1986.

Em 1994 chegou a segunda geração do Range Rover (P38A) cujo design era instantaneamente reconhecível pelo seu perfil mítico, tejadilho flutuante, capot em forma de concha, tampa da bagageira prática de abertura bipartida e linha de cintura continua; detalhes inconfundíveis que ainda perduram. O interior do veículo era ainda mais exclusivo, mas sem renunciar à agilidade em estrada e à capacidade todo-o-terreno. Em complemento, foi incorporada uma suspensão ajustável melhorada e motores diesel de 2.5 litros e a gasolina V8 de 3,9 e 4,6 litros, que aumentaram o desempenho para limites sem precedentes.

A terceira geração do Range Rover (2001-2012) incorporou numerosas melhorias em relação aos seus antecessores durante os seus 11 anos em produção. Nas inovações em engenharia destacam-se uma carroçaria monobloco mais rígida (que substituiu o tradicional chassis separado dos 4×4) e uma suspensão totalmente independente com amortecedores pneumáticos interligados (na época, quase todos os veículos todo-o-terreno tinham eixos rígidos). O interior mais amplo e opulento destes veículos tinha sido inspirado em iates de luxo, móveis requintados e bancos de avião de primeira classe.

Em 2012, estreia-se a quarta geração do Range Rover, a mais recente até agora. Transformou-se no primeiro SUV com construção leve integralmente em alumínio, com um peso 420 kg inferior ao do seu antecessor. Incorpora uma gama abrangente de inovações todo-o-terreno, como o sistema automático Terrain Response™ 2 e All-Terrain Progress Control, e foi evoluindo para poder ser equipado com os novos e eficientes motores Ingenium eletrificados, disponibilizando um modelo elétrico híbrido plug-in (PHEV) e incluindo tecnologias vanguardistas de segurança e informação e entretenimento.

Nos últimos cinco anos, o Range Rover SVAutobiography tem sido o expoente máximo da gama, sendo o veículo mais potente e requintado da história Range Rover. A divisão Special Vehicle Operations da Land Rover disponibiliza também aos clientes a opção de adquirir os modelos Range Rover SVAutobiography e SVAutobiography Dynamic, com potentes motores V8 e um habitáculo que se destaca com um acabamento artesanal.

CRONOLOGIA

1967 6 de setembro de 1967, começa o desenvolvimento do “Station Wagon de 100 polegadas”, o primeiro protótipo do Range Rover.
1969 Os protótipos denominam-se “Velar” para tentar esconder a identidade do Range Rover. O nome é composto pelas letras das marcas Alvis e Rover, embora derive do latim “velare”, que significa “envolver” ou “revestir”.
1970 O Range Rover de duas portas é apresentado a 17 de junho. Incorpora um motor V8 leve em alumínio, tração integral permanente e travões de disco em todas as rodas.
1971 O Range Rover é o primeiro veículo exposto no Museu do Louvre em Paris em virtude do seu “trabalho exemplar de design industrial”. O modelo de produção em série é exposto na entrada, enquanto um mais pequeno à escala é apresentado no interior.
1971 O Range Rover recebe o prémio RAC Dewar pelo melhor desempenho técnico
1972 O Range Rover foi o primeiro veículo a atravessar o continente Americano, incluindo a Darien Gap, numa expedição transamericana de 29.000 km organizada pelo Exército britânico. Demoraram 99 dias a percorrer os 400 quilómetros de selva densa.
1974 Range Rover completa uma expedição que atravessa o deserto do Saara de oeste a este, mais de 12.000 quilómetros, em 100 dias
1977 Um Range Rover modificado consegue a vitória na categoria 4×4 no rali Londres-Sidney, uma prova extenuante de 30.000 km e é o rali mais longo da história onde os veículos pontuam pela sua velocidade
1979 Um Range Rover especialmente modificado para a ocasião vence o primeiro rali Paris-Dakar (em 1981 outro Range Rover volta a vencer)
1981 Lançamento do primeiro modelo de quatro portas de produção em série, baseado numa conversão realizada pela empresa suíça Monteverdi
1981 É produzido o primeiro Range Rover de edição limitada em fábrica, o modelo “In Vogue”, como presságio da evolução do Range Rover para veículo de luxo.
1982 A produção do Range Rover atinge as 100.000 unidades.
1982 É introduzida a transmissão de opção de automática no Range Rover.
1982 É produzido um Range Rover personalizado para a visita do Papa João Paulo II ao Reino Unido.
1983 É lançada a caixa manual de 5 velocidades da Range Rover
1984 No seguimento do sucesso da edição limitada “In Vogue”, é introduzido o Range Rover Vogue como a versão superior da gama.
1985 O modelo diesel Range Rover “Beaver Bullet” bate 27 recordes de velocidade, incluindo um recorde diesel por manter uma média superior a 160 km/h durante 24 horas
1986 Lançamento do primeiro Range Rover diesel de produção em série; trata-se de um modelo com motor VM 2.4 Turbo e spoiler dianteiro em todas as versões exceto no Turbodiesel.
1987 Início da comercialização do Range Rover na América do Norte.
1988 Introdução na transmissão do Range Rover de uma caixa de transferência Borg-Warner com acionamento por corrente e diferencial central de acoplamento viscoso para melhorar consideravelmente o requinte do veículo e reforçar as suas credenciais de luxo.
1989 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a incorporar travões anti bloqueio ABS, concebidos para proporcionar um desempenho ideal em estrada e em situações todo-o-terreno.
1989 Uma caravana de veículos Range Rover concebidos para expedições atravessa a zona mais dura da Continental Divide no Colorado (Estados Unidos), que a Land Rover renomeia “Great Divide”.
1990 São comercializadas as 200 unidades da edição limitada CSK (Charles Spencer King, Chief Designer do Range Rover) para comemorar o fim da produção do Range Rover de duas portas.
1992 O Range Rover Classic é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a incorporar controlo de tração eletrónico (ETC) e suspensão pneumática eletrónica e automática, duas estreias mundiais.
1992 É apresentado o LSE LWB (denominado County LWB nos E. U.A.) em Marrocos com uma exibição do novo modelo que inclui uma demonstração da tecnologia de suspensão pneumática eletrónica e automática.
1993 É anunciada a denominação Autobiography, limitada a 25 unidades, no Salão Automóvel de Londres (é apresentada aos clientes em 1994).
1994 Lançamento da segunda geração do Range Rover (P38A) com um chassis longo, uma carroçaria semi-monobloco redesenhada e suspensão pneumática eletrónica melhorada.
1996 O Range Rover Classic despede-se em grande com um total de 317.615 unidades produzidas (partilha dois anos de produção com o P38A).
1999 A Land Rover cria o modelo mais sumptuoso do Range Rover até a data, a edição limitada Range Rover Linley; o designer de mobiliário Lord Linley serviu de inspiração para este modelo, do qual foram produzidas apenas 10 unidades com um preço de 100.000 £.
2001 Lançamento da terceira geração do Range Rover (L322) com suspensão pneumática independente às quatro rodas, que é demonstrado com exibições na base da RAF em Kinloss, Skibo e Novar Estate.
2002 É produzido o Range Rover número 500.000 nas instalações de Solihull
2005 São adicionados motores V8 a gasolina de 4,4 litros e V8 Supercharged de 4,2 litros.
2005 Lançamento da segunda gama, o Range Rover Sport
2006 O Range Rover incorpora Terrain Response e motor diesel TDV8.
2009 O Range Rover pode ser equipado com os novos motores LR-V8 a gasolina de 5,0 litros e 5,0 litros Supercharged, além de incorporar como estreia mundial o Sistema Dinâmico Adaptativo, que otimiza permanentemente o controlo da carroçaria e a condução.
2010 O Range Rover celebra o seu 40.º aniversário
2010 Introdução da terceira gama, o Range Rover Evoque, e criação de um novo segmento, o SUV compacto Premium.
2011 Apresentação da edição Ultimate do Range Rover Autobiography.
2011 Introdução no Range Rover de um novo motor LR-TDV8 de 4,4 litros e 313 CV, que proporciona uma diminuição de 14 % nas emissões de CO2 e uma redução de 18,5 % no consumo de combustível.
2012 A 6 de setembro é apresentado na Royal Ballet School, em Londres, a quarta geração do Range Rover (L405), o primeiro SUV do mundo produzido integralmente em alumínio.
2013 A Range Rover introduz um motor LR-V6 3.0 Supercharged a gasolina de 340 CV.
2013 Lançamento da segunda geração do Range Rover Sport (L494)
2013 Protótipos do Range Rover híbrido chegam à épica Rota da Seda da Índia após percorrerem 16.000 quilómetros de Solihull a Bombaim como parte da última fase de testes antes de concluir a fase de desenvolvimento.
2013 É apresentado o primeiro Range Rover com chassis longo em 20 anos, em complemento a uma especificação exclusiva, o Range Rover Autobiography Black.
2014 Uma frota composta por veículos Range Rover e um Range Rover Classic percorre mais de 1.600 quilómetros num troço da rota original Great Divide para celebrar 25 anos da expedição.
2014 Primeira apresentação mundial do Range Rover Hybrid LWB na China
2014 O Range Rover e o Range Rover Sport incorporam uma inovação em estreia mundial, All-Terrain Progress Control (ATPC), e também o Head Up Display (HUD).
2015 A denominação Autobiography, a jóia da coroa da gama Range Rover, celebra o seu 21.º aniversário.
2015 O Range Rover de produção em série mais potente de sempre é apresentado no Salão Automóvel de Nova Iorque: o Range Rover SVAutobiography incorpora um motor V8 Supercharged de 550 CV e celebra os 21 anos do nome Autobiography.
2015 A Land Rover atinge os 6 milhões de veículos produzidos com o Range Rover Vogue SE LWB, que comemora os 45 anos do Range Rover
2015 É utilizado pela primeira vez um Range Rover híbrido como veículo oficial de Sua Majestade a Rainha, que substitui o Range Rover oficial anterior de 2002.
2015 Um Range Rover atravessa uma ponte de papel de 5 metros criada especialmente para a ocasião sem cola nem parafusos em Suzhou (China).
2016 Um Range Rover Autobiography reboca o SpaceShipTwo da Virgin Galactic na sua cerimónia de apresentação e batismo na base aérea Mojave Air and Space Port, na Califórnia.
2016 São apresentados a Assistência Avançada ao Reboque e o Limitador de Velocidade Inteligente.
2017 Apresentação do novo Range Rover SVAutobiography Dynamic, uma versão especialmente centrada no condutor, que reduz a altura ao solo em 8 mm e incorpora um potente motor 5.0 V8 Supercharged de 550 CV.
2017 A Land Rover Classic anuncia o Range Rover Reborn, um novo programa que proporciona a oportunidade única de comprar um Range Rover de duas portas original, objeto de desejo para qualquer colecionador, diretamente ao fabricante.
2017 É anunciado o Range Rover Sentinel, um modelo baseado no Autobiography, mas concebido para resistir a balas incendiárias de 7,62 mm que perfuram blindagem a grande velocidade (a última versão é apresentada em 2019)
2017 Lançamento da quarta gama, o Range Rover Velar.
2017 O Range Rover P400e PHEV híbrido plug-in é apresentado no Museu do Design de Londres.
2017 O Range Rover SVAutobiography LWB de chassis longo é apresentado no Salão Automóvel de Los Angeles; encontra-se disponível como veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) e com motor V8 Supercharged a gasolina melhorado de 565 CV.
2018 Um novo motor diesel SDV6 3.0 Biturbo e 275 CV substitui o TDV6 3.0.
2018 Lançamento da segunda geração do Range Rover Evoque.
2020 O Range Rover pode ser equipado com motor Ingenium a gasolina 3.0 de seis cilindros em linha, motores MHEV, da mesma forma que a edição especial Range Rover Fifty.

Estreia mundiais do Range Rover

1971 O Range Rover é o primeiro veículo a ser exibido no Museu do Louvre em Paris.
1972 O Range Rover é o primeiro veículo a atravessar a Darien Gap.
1979 Um Range Rover especialmente modificado para a ocasião vence o primeiro rali Paris-Dakar.
1985 O Range Rover diesel “Bullet” bate 27 recordes de velocidade.
1989 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a disponibilizar Sistema de Travagem Anti Bloqueio (ABS)
1992 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a disponibilizar Controlo de Tração Eletrónico (ETC).
1992 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a disponibilizar suspensão pneumática eletrónica e automática.
2009 O Range Rover apresenta o Sistema Dinâmico Adaptativo, que otimiza permanentemente o controlo da carroçaria e a condução.
2012 A quarta geração do Range Rover é o primeiro SUV do mundo produzido integralmente em alumínio.
2014 All-Terrain Progress Control (ATPC) é instalado no Range Rover e no Range Rover Sport.

Expedições e provas do Range Rover

1971 O Range Rover vence o seu primeiro rali de montanha em Llangollen.

1972 Uma equipa do exército britânico, liderada pelo coronel John Blashford-Snell, confirma a capacidade todo-o-terreno do Range Rover original ao realizar uma expedição com dois veículos desde o norte do Alasca até ao extremo mais meridional da Argentina, que atravessou a perigosa Darien Gap, repleta de pântanos e floresta densa que impossibilitam a ligação por estrada entre a América Central e a América do Sul.

1974 O Range Rover completa uma expedição que atravessa o deserto do Saara de oeste a este, mais de 12.000 quilómetros, em 100 dias.

1977 Um Range Rover modificado consegue a vitória na categoria 4×4 no rali Londres-Sidney, uma prova extenuante de 30.000 km e é o rali mais longo da história onde os veículos pontuam pela sua velocidade.

1979/81 Um Range Rover especialmente modificado para a ocasião vence o primeiro rali Paris-Dakar (outro Range Rover volta a vencer em 1981).

1985 O modelo Range Rover diesel “Bullet” bate 27 recordes de velocidade, incluindo um recorde diesel por manter uma média superior a 160 km/h durante 24 horas.

Década de 1980 Nas edições dos anos 80 e 90 do famoso Camel Trophy, os veículos Range Rover, Land Rover Série III, Defender, Discovery e Freelander participam nas “Olimpíadas dos 4×4”. Da selva amazónica ao Extremo Oriente, Australásia, África e Sibéria, o Camel Trophy passou a ser um desafio de condução extrema a uma prova de resistência humana, com atividades como caiaque, ciclismo de montanha e desportos aquáticos. 1981 (Sumatra); 1982 (Papua Nova Guiné); 1987 (Madagáscar, veículos diesel).

1989 Uma caravana de veículos Range Rover concebidos para expedições atravessa a zona mais dura da Continental Divide no Colorado (Estados Unidos), que a Land Rover renomeia “Great Divide”.

2003 No G4 Challenge, as equipas competem no expoente máximo da aventura global. A condução exigente fora de estrada junta-se aos desportos radicais de aventura e à estratégia mais complexa nas quatro semanas desta competição que decorre em Nova Iorque, a costa este dos Estados Unidos, África do Sul, Austrália Ocidental e o Oeste Selvagem.

2006 No segundo G4 Challenge, os participantes percorrem milhares de quilómetros através de quatro países de dois continentes (Tailândia, Laos, Brasil e Bolívia) para apoiar a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).

2013 Protótipos do Range Rover híbrido chegam à épica Rota da Seda da Índia após percorrerem 16.000 quilómetros de Solihull a Bombaim como parte da última fase de testes antes de concluir a fase de desenvolvimento.

2014 Uma frota composta por veículos Range Rover e um Range Rover Classic percorre mais de 1.600 quilómetros num troço da rota original Great Divide para celebrar 25 anos da expedição.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.