Com o impacto da inflação e das novas tabelas de retenção na fonte, muitas famílias podem sentir necessidade de perceber melhor as alterações nos seus salários líquidos. Porque não recorrer a um simulador? O Doutor Finanças Simulador de Salário Líquido para 2023 para ajudar as pessoas as pessoas a calcularem as alterações que vão acontecer nos seus rendimentos durante o próximo ano.
Em 2023 existirão algumas alterações com impacto nos rendimentos líquidos das pessoas, relacionadas por exemplo com o aumento do salário mínimo, que faz com que só os rendimentos a partir dos 762 euros façam retenções na fonte para IRS. Além disso, as próprias tabelas de retenção na fonte sofreram alterações e a maior parte das pessoas terá mudanças no salário líquido.
Acrescenta-se também que o Governo propôs ao setor privado um aumento médio dos salários em 2023 de 5,1% e elevou o valor máximo de subsídio de alimentação isento do pagamento de impostos.
Por fim, sublinha-se ainda que as tabelas de retenção na fonte são diferentes no primeiro e segundo semestre do ano, e este simulador de salário líquido só contempla as tabelas de retenção do primeiro semestre. Assim que o primeiro semestre de 2023 chegar ao fim, entra em vigor um novo modelo de tabelas de retenção na fonte, que funciona com uma lógica semelhante à da liquidação anual do imposto.
Através desta ferramenta, podem ser simulados vários cenários. É possível perceber qual o impacto de recebermos subsídios de Natal e férias em duodécimos ou por inteiro, bem como de recebermos o subsídio de refeição em cartão ou dinheiro.
Mesmo que o ordenado inclua outras componentes, sejam estas isentas ou não de impostos, também é possível apurar-se o valor final que vai cair na conta bancária ao fim do mês.
Para se calcular o valor final do salário líquido em 2023, é necessário dispor dos seguintes elementos:
- Salário bruto (valor do salário base);
- Situação familiar (solteiro, casado, um ou dois titulares);
- Dependentes (nenhum ou o número de dependentes);
- Subsídio de Natal e Férias (dois subsídios por inteiro; 50% de um subsídio por duodécimos; 50% dos dois subsídios em duodécimos ou 1 subsídio completo em duodécimos; dois subsídios por inteiro em duodécimos);
- Se tem ou não subsídio de alimentação (valor do subsídio e método de pagamento, que pode ser dinheiro ou vale/cartão refeição);
- Outros rendimentos sujeitos ou não a IRS (retenção na fonte) e Segurança Social.
O novo Simulador de Salário Liquido 2023 já está disponível!
👉 Faça a simulação e saiba quanto vai receber a partir de janeiro, em https://t.co/Xr7k4sYFaY.#salarioliquido #salariominimo #simulador #dinheiro #2023
— Doutor Finanças (@Doutor_Financas) December 21, 2022














