«Quatro em cinco doentes Covid-19 não têm sintomas», diz investigador em imunologia

Desde o início da doença, o codiretor da Champalimaud Research está praticamente dedicado à Covid-19 e o seu Laboratório de Imunofisiologia está sobretudo a fazer testes, virais e serológicos.

Revista de Imprensa
Abril 30, 2020
11:19

«Quatro em cinco doentes são assintomáticos e como tal com os testes diagnóstico nunca vamos apanhar essa parte da população. Não tendo sintomas não se dirige a um centro médico e é muito difícil termos precisão dos números», admitiu o investigador em imunologia Henrique Veiga-Fernandes, em entrevista ao “Diário de Notícias” (DN).

Desde o início da doença, o codiretor da Champalimaud Research está praticamente dedicado à Covid-19 e o seu Laboratório de Imunofisiologia está sobretudo a fazer testes, virais e serológicos. «Há muita informação que se consegue retirar dos testes serológicos», explicou o investigador ao “DN”.

«Não sendo a nossa vocação, nesta situação de emergência foi uma aposta, quer da investigação quer da administração, de dar um contributo para a sociedade. Estamos a dar o exemplo, e fomos os primeiros a colocar em cima da mesa a realização dos testes imunológicos. Agora outras instituições também vão fazer. Ainda bem, porque a Fundação, sozinha, não fará nada», sublinhou.

De acordo com o jornal, todos os funcionários da fundação e doentes são avaliados, à entrada, para medir a febre. Se for detectado algum sinal, são testados – e também antes de intervenções e tratamentos. As equipas são testadas antes dos períodos, de 15 dias, em que entram ao serviço. A distância social, máscaras e desinfecção também são medidas no terreno. «Mas isto, claro, só pode funcionar porque nós temos a capacidade de fazer os testes rapidamente e dentro de casa», frisou.

Um teste virológico, a preços de mercado, vai acima dos cem euros. Um teste imunológico andará pelos 40, de acordo com o jornal.

Em Portugal já morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde divulgado nesta quarta-feira, 29 de Abril.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de Março. O Governo anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 1 a 3 de Maio.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias «France-Presse», a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infectou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.