SUVs e crossovers ganham 2,4 pontos de quota
As vendas de SUVs e crossovers cresceram 48% em Janeiro, face ao mesmo mês do ano passado, ultrapassando as duas mil unidades, e atingindo uma quota agregada de 17,1% do mercado, mais 2,4 pontos percentuais que há um ano. Todos os subsegmentos cresceram a um ritmo anual superior a 40%, com destaque para as vendas de SUV e crossovers grandes e de luxo, que mais do que duplicaram em comparação com Janeiro de 2014
Os SUV e crossovers são agora o terceiro segmento mais importante do mercado de automóveis de passageiros, com 2077 unidades, atrás do segmento dos modelos compactos (3557 unidades) e utilitários (2857).
Os SUV minis, subcompactos e compactos somaram mais de 1500 unidades, em Janeiro, valendo mais de 76% das vendas do segmento. Em janeiro, a concorrência neste subsegmento foi reforçada, com a chegada do Jeep Renegade e do seu gémeo italiano Fiat 500X.
Entre os modelos mais pequenos, líder Renault Captur e o vice-líder Peugeot 2008 valeram mais de dois terços das vendas de Janeiro, com o Nissan Juke a garantir a terceira posição. Nos modelos compactos, o Nissan Qashqai segurou uma liderança confortável, com 299 unidades, contra as 111 do Mercedes-Benz GLA e as 96 do Audi Q3, segundo e terceiro classificados no ranking, respectivamente. De registar o bom desempenho do Volvo V40 Crosso Country e do Range Rover Evoque, que ocupam os lugares seguintes no top.
Entre os SUV e crossovers médios, o BMW X3 impôs-se ao Volvo XC60 e ao BMW X4, numa categoria onde as marcas premium dominam, tal como acontece entre os SUV grandes, onde a primazia pertenceu, por esta ordem, ao BMW X5, Range Rover Sport, Audi A6 Allroad, BMW Z6 e Range Rover.
Para ver os resultados do segmento por marca em pdf, clique aqui.
Para ver os resultados do segmento por marca em excel, clique aqui.