Mercado deverá fechar o ano nas 210 mil unidades

vendas_carros O mercado automóvel deverá fechar este ano com vendas em torno das 210 mil unidades, 21,8% acima dos valores do ano passado, segundo os resultados do primeiro Barómetro Automonitor. As estimativas das marcas e dos grandes grupos de retalho oscilam entre um máximo de 215 mil unidades e um mínimo de 198 mil. Daquele total, 180 mil unidades são relativos ao mercado de veículos ligeiros de passageiros, um crescimento homólogo de 26%. As 30 mil unidades do mercado de veículos comerciais ligeiros equivalem a um ganho de 11% face aos registos de 2014. Para 2016, as projeções são mais conservadoras, apontando para um crescimento de 8% nas vendas em volume, para cerca de 266 mil unidades, ainda assim abaixo do volume natural do mercado, estimado em 250 mil unidades anuais. Mais SUV, menos diesel, redes de concessionários estáveis Nos próximos 12 meses, as marcas esperam que os descontos médios de venda a particulares e empresas se mantenham (81,8% e 90,9% das respostas, respetivamente), num mercado onde o peso das carrinhas no mix de vendas se deverá manter e em que os modelos de tipo SUV e crossovers continuarão a ganhar quota de mercado, tendências confirmadas por 92% dos inquiridos. Também consensual é a manutenção da importância das vendas a empresas e ao rent-a-car, embora 25% dos inquiridos acreditem que ela possa aumentar e um sexto admitam que ela possa descer. Outra tendência do mercado será a diminuição da taxa de dieselização do mercado. Para 2016, a maioria dos inquiridos (52%) acredita que a quota dos motores diesel no total das vendas irá diminuir, embora os restantes 48% afirmem que ela se irá manter. A maioria dos inquiridos (75,0%) não prevê alterações nas redes de concessionários, embora a percentagem dos que apostam numa diminuição das redes (16,7%), seja o dobro dos que acreditam num aumento (8,3%). A fidelidade dos clientes às redes oficiais das marcas é consensual para 58,7% dos inquiridos, embora 16,7% reconheçam que ela vai diminuir e 8,3% admitam mesmo que ela vai diminuir muito. Barómetro Automonitor representa 81% do mercado O Barómetro Automonitor é um inquérito mensal aos representantes das marcas e aos grandes grupos de retalho automóvel. Além de perguntas mensais fixas sobre a evolução e as perspetivas do mercado automóvel, integra perguntas mais específicas, sobre o mix de vendas, o investimento das marcas em publicidade e outros aspetos qualitativos do mercado Nesta primeira edição, com dados recolhidos na última semana de outubro, o Barómetro recolheu dados de representantes de 21 das 25 marcas mais vendidas do mercado, representativas de 81% de quota do mercado. Veja AQUI os resultados desta primeira parte do Barómetro Autonitor]]>