Fiat lidera segmento A, mas perde 4 pontos de quota (ACTUALIZADA)
A Fiat manteve um domínio total no mercado nacional de pequenos citadinos, com cerca de 3 mil unidades vendidas no primeiro semestre do ano, correspondentes a mais de 27% de quota do denominado segmento A. O líder Fiat 500 aguentou bem a ofensiva dos rivais, como os novos Smart Forfour, Citroën C1, Peugeot 108, Opel Adam ou o Renault Twingo, embora perdendo mais 3 pontos de quota face aos valores de há um ano. O Panda também segura a segunda posição, mas perde 1 ponto de quota.
O ranking do segmento reflecte as vendas de algumas marcas para o rent-a-car, com um primeiro pelotão, com mais de 500 unidades vendidas no semestre, a apostar forte neste canal e um segundo pelotão, com vendas entre as 250 e as 400 unidades vendidas sobretudo a particulares. Números não oficiais indicam que a Fiat estará a fazer cerca de 60% das suas vendas no segmento para o rent-a-car e que os bons números do Volkswagen UP!, do Mitsubishi Space Star e do Smart Fortwo, se devem também a uma forte aposta este canal, que responde por mais de metade dos registos.
Confirmada como uma boa decisão parece estar a boa aposta da Smart, com o relançamento do Forfour a garantir mais de 600 unidades à marca. As vendas somadas do Fortwo e do Forfour dão à Smart a segunda posição no ranking das marcas, como quase 1400 unidades, atrás apenas da Fiat.
De registar o bom desempenho do Space Star, que garante à Mitsubishi a oitava posição no segmento, com 656 unidades vendidas desde Janeiro.
Veja aqui as vendas do segmento A, em Portugal, no primeiro semestre.