Diesel vai perder quota de mercado em 2016
O peso das motorizações diesel nas vendas de automóveis em Portugal vai diminuir ao longo dos próximos meses, indicam os resultados do Barómetro Automonitor de dezembro. Apesar de 42% dos inquiridos acreditarem que os diesel vão manter a sua quota, a maioria (58%) refere que a tendência é de baixa, sinalizando que a taxa de dieselização do mercado já terá ultrapassado o seu ponto máximo.
Os resultados de dezembro marcam uma alteração face ao Barómetro de novembro, em que uma maioria de 54% dos inquiridos acreditava na manutenção do peso dos diesel, contra 46% que apostavam na baixa. Mudança que pode resultar do impacto do caso das emissões da VW, ainda não refletido no Barómetro anterior, cujo questionário foi realizado em outubro, ainda antes da mediatização do caso.
Para os próximos 12 meses, as marcas e os grupos de retalho continuam a referir que os descontos médios de venda a particulares e empresas se mantenham (84,6% e 93,3% das respostas, respetivamente), num mercado onde o peso das carrinhas no mix de vendas se deverá manter (75%) e em que os modelos de tipo SUV e crossovers continuarão a ganhar quota de mercado (85%).
Também consensual para a maioria das marcas, é a manutenção da importância das vendas a empresas e ao rent-a-car (54%) e com 46% dos inquiridos a admitirem que ela possa até aumentar.
A rede de concessionários e a fidelidade do cliente às redes oficiais vão manter-se nos níveis de 2015 (para 69% e 54% dos inquiridos, respetivamente), sendo que a percentagem de inquiridos que aponta para um aumento da rede é agora maior do que há um mês (23% contra 8%). Também maior, é a percentagem de inquiridos que acredita num reforça da fidelidade dos clientes às redes oficiais (31% contra 17%).
O Barómetro Automonitor é um inquérito mensal aos representantes das marcas e aos grandes grupos de retalho automóvel. Além de perguntas mensais fixas sobre a evolução e as perspetivas do mercado automóvel, integra perguntas mais específicas, sobre o mix de vendas, o investimento das marcas em publicidade e outros aspetos qualitativos do mercado
Nesta segunda edição, com dados recolhidos na última semana de novembro, o Barómetro recolheu dados de representantes de 23 das 25 marcas mais vendidas do mercado, representativas de 94% do total do mercado.