Um homem de nacionalidade portuguesa foi, esta quarta-feira, detido pela Polícia Judiciária (PJ), por suspeita de ser o autor dos ataques informáticos perpetrados no passado sábado, dia 25 de Abril, contra diversas entidades, das quais se destacam os ministérios da Saúde e da Cultura e vários museus, avançou o ministério público (MP).
O MP também indicou que este homem pertence ao grupo ‘CyberTeam Portugal’.
«Existem fortes indícios que o grupo CyberTeam Portugal realizou ataques informáticos, designadamente, os ocorridos no passado dia 25 de Abril, que foram reivindicados por aquele grupo e publicitados nas páginas do respectivo Twitter», pode ler-se na página do MP.
https://twitter.com/CyberTeamReborn/status/1253862720442642432
A PJ realizou ainda quatro buscas domiciliárias associadas ao mesmo caso, para além da detenção do suspeito. O indivíduo será presente a interrogatório policial na quinta-feira, devido “a factos susceptíveis de integrarem crimes de acesso ilegítimo, sabotagem informática e acesso indevido”, segundo aponta o MP.
O inquérito, dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), encontra-se sujeito a segredo de justiça.







