PJ apela à população para ajudar a identificar pais de bebé encontrado morto no lixo em Cascais

A Polícia Judiciária (PJ) lançou esta sexta-feira um apelo público à população da Área Metropolitana de Lisboa para ajudar a identificar os pais do bebé nado-morto encontrado num contentor de lixo em Cascais, no dia 1 de agosto de 2024.

Pedro Gonçalves
Novembro 7, 2025
12:06

A Polícia Judiciária (PJ) lançou esta sexta-feira um apelo público à população da Área Metropolitana de Lisboa para ajudar a identificar os pais do bebé nado-morto encontrado num contentor de lixo em Cascais, no dia 1 de agosto de 2024.

Em comunicado, a PJ destaca “a gravidade dos factos praticados” e pede a colaboração de quem possa dispor de informações úteis para o andamento das investigações. “Apela-se à população da Área Metropolitana de Lisboa que, caso tenha conhecimento de algum facto que possa auxiliar a investigação a localizar os pais deste bebé, entre em contacto com o piquete da Polícia Judiciária de Lisboa”, lê-se na nota divulgada pela autoridade.

O corpo do bebé foi encontrado nas instalações da TRATOLIXO, em Trajouce, Cascais, numa zona destinada ao tratamento de resíduos de papelão. Segundo o comunicado da PJ, tratava-se de um bebé de termo, ou seja, que terá nascido com o tempo completo de gestação. O exame forense revelou que o corpo apresentava “lesões traumáticas crânio-encefálicas graves”, que provocaram a morte.

Cabelo postiço encontrado junto ao corpo pode ser pista crucial

Durante a recolha de indícios no local, os inspetores da PJ encontraram uma peruca de cabelo postiço, de cor preta, junto ao corpo do recém-nascido. As autoridades acreditam que este elemento poderá ser relevante para a investigação, e apelam a quem tenha informações sobre a sua proveniência ou a quem tenha visto alguém com um objeto semelhante na área a contactar a PJ.

O caso está a ser tratado com prioridade máxima pela Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT), que coordena as investigações mais sensíveis e de maior complexidade criminal.

A Polícia Judiciária solicita que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contacto direto com o piquete da PJ de Lisboa, através do número de telefone 211 967 222, ou por e-mail, para chefepiquetelx@pj.pt.

O apelo sublinha que qualquer detalhe pode ser fundamental para esclarecer as circunstâncias do abandono e da morte do bebé.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.