O Serviço Nacional de Saúde (SNS) entra na passagem de ano com seis serviços de urgência encerrados esta quarta-feira, e vários outros condicionados, sobretudo nas áreas da obstetrícia, ginecologia e pediatria, numa situação que se prolonga até amanhã, dia 1 de janeiro, coincidindo com o arranque de 2026.
No segundo parágrafo, como solicitado, a Executive Digest consultou a informação disponível no portal do SNS, onde estão detalhados os serviços de urgência que se encontram encerrados e aqueles que funcionam apenas mediante referenciação durante este período festivo.
De acordo com a informação atualmente disponível, os condicionamentos às urgências hospitalares começam já esta quarta-feira, dia 31 de dezembro, mantendo-se ao longo do Dia de Ano Novo, numa altura em que a procura por cuidados de saúde tende a aumentar, nomeadamente devido às festividades associadas à passagem de ano.
O impacto incide sobretudo em unidades localizadas na Área Metropolitana de Lisboa e no Vale do Tejo, afetando serviços essenciais ligados à saúde materna e infantil.
No dia da passagem de ano, estão seis urgências hospitalares encerradas em todo o país. Segundo os dados do SNS, não estão em funcionamento os seguintes serviços:
- Urgência de ginecologia do Hospital Amadora-Sintra
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital do Barreiro
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Setúbal
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Vila Franca de Xira
- Urgência de obstetrícia do Hospital de Santarém
- Urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras
Além destes encerramentos, há ainda um serviço a funcionar de forma condicionada. A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Braga está hoje aberta apenas mediante referenciação, o que significa que só recebe utentes encaminhados por outros serviços de saúde.
Primeiro dia do ano mantém constrangimentos nas urgências
Os constrangimentos mantêm-se amanhã, quinta-feira, 1 de janeiro, com um cenário semelhante e, em alguns casos, com o alargamento do número de unidades afetadas.
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital do Barreiro
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Setúbal
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Vila Franca de Xira
- Urgência de obstetrícia do Hospital de Santarém
- Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Abrantes
- Urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras
Tal como acontece hoje, a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Braga continuará amanhã a funcionar apenas mediante referenciação.
Perante este cenário de encerramentos e condicionamentos, é recomendado que os utentes confirmem previamente o funcionamento das urgências hospitalares antes de se deslocarem às unidades de saúde.
As autoridades de saúde aconselham ainda a privilegiar o contacto com a Linha SNS 24 e o recurso aos cuidados de saúde primários, sempre que a situação clínica o permita, numa altura em que a pressão sobre o sistema de saúde tende a ser maior devido ao período festivo.














