pub

Parceiros de Negócio

A industria 4. 0 está a ser mais estimulada pelos agentes que detém uma maior base e cultura tecnológica, que permitem concretizar formas de produção mais versáteis e autónomas. A pt empresas está a liderar a corrida

A Industria 4.0 é uma transformação inevitável que está a ocorrer de uma forma global muito impulsionada pela Alemanha e pelos EUA, mas ocorrendo em todas as regiões geográficas. Impulsionada pelos diferentes sectores, está a ser mais estimulada pelos agentes que detém uma maior base e cultura tecnológica, que permitem concretizar formas de produção mais versáteis e autónomas, através de smart factories. «Muitas destas tecnologias nem sequer são novas, o que é novo é a intensidade e dimensão da sua utilização implicando a sua integração e interligação entre elas», sublinha fonte oficial da PT Empresas.

Existem diversas tecnologias, mas a diferenciadora é o MES (Manufacturing Execution System) garantindo uma maior eficiência no controlo das linhas de produção, com informação em tempo real. Esta tecnologia permite a integração entre os sistemas relacionados com a produção e gestão empresarial, comumente denominados ERP (Enterprise Resource Planning).

A tecnologia, em termos de produção, é suportada por sistemas como os PLM (Product Lifecycle Management) que garantem uma visão do produto desde o design, à produção, rastreio, manutenção preventiva e correctiva, nas fábricas ou instalações do cliente. Neste âmbito, as empresas sentem cada vez mais o desafio de gerirem a relação com os clientes em linha com os produtos, o que obriga a um rastreio da produção e da qualidade, até à manutenção preditiva bem como a mecanismos de assistência técnica adequados à função dos equipamentos produzidos.

Há que garantir um nível de qualidade de funcionamento e satisfação dos clientes elevado, produzir um conjunto de informação analítica que ajude a melhorar os produtos e entender comportamentos de utilização, distribuição geográfica, tipos de funcionamento, entre outros,importantes para ajustar linhas, métodos, logística e marketing.

As telecomunicações são um sector fundamental nesta transformação tecnológica, dado que é a conectividade que permitirá assegurar a ligação entre as diversas organizações, que estão na base da produção, entre os diversos fornecedores, a logística, a supply chain e a produção final de um determinado produto. Na verdade, os princípios de design da Indústria 4.0 requerem a tomada de decisões automatizadas a nível local e no ecossistema de fornecedores e parceiros, através da orquestração dos sistemas.

Neste âmbito, a PT Empresas é não só um parceiro de telecomunicações mas posiciona-se também como prestador de serviços de ICT. A PT Empresas tem vindo a realizar um trabalho consultivo assente numa metodologia própria que permite acompanhar as empresas em três streams: a construção física da fábrica, recorrendo para o efeito à sua equipa interna de gestão de facilities e respectivos parceiros; a stream de shop-floor (chão de fábrica), com a análise dos processos de produção das melhores práticas do sector, a reengenharia de processos e estrutura organizacional alinhadas com a dimensão da mudança; e por fim a stream tecnológica que é aquela que essencialmente a PT Empresas tem no seu ADN.

Os principais clientes da PT Empresas são empresas do segmento Top Corporate, isto é, aquelas que procuram os serviços para colmatar necessidades relacionadas com a evolução e melhoria continua. Sãonormalmente empresas que já usam metodologias Lean (eliminar o desperdício do fluxo), Kaizen (método que tem por objectivo corrigir o problema pontual) ou Six Sigma (remover variação).

No entanto, a PT Empresas acredita que o potencial está nas PME de grande crescimento, assente na exportação e promovidas pelos incentivos do Portugal 2020 e do Horizonte 2020 no que diz respeito à investigação. São PME que têm entre 50 e 100 colaboradores com revenues entre os 10M€ e os 50M€. São aquelas que constroem novas unidades de produção com um maior impacto global em todas as vertentes da organização com ambições ao nível das suas congéneres de maior dimensão.

Os principais projectos iniciam- -se na fase de planeamento, com um acompanhamento e aconselhamento desde a fase de projecto até à sua conclusão nas streams referidas. Os sectores da metalomecânica, indústria automóvel, da aeronáutica e agro- -alimentar lideram as oportunidades em que a PT Empresas tem estado envolvida.

DESAFIOS DAS EMPRESAS

Os principais desafios estão relacionados com a maturidade da organização. «Ainda temos um tecido empresarial muito familiar em que só a sucessão de gerações processa a necessária transformação nas dimensões referidas», explica o responsável da PT Empresas. A capacidade e métodos de gestão adequados são fundamentais para acompanhar a mudança nos métodos produtivos.

No entanto, por outro lado, a adequação tecnológica é fundamental ao nível da eficácia, eficiência e sustentabilidade, seja de ordem energética ou ao nível do suporte aos processos de negócio pelo ecossistema aplicacional. Portanto no que respeita à adequação das infraestruturas tecnológicas, das comunicações nas diversas vertentes, desde o IoT, o WiFi, os diferentes tipos de rede, acesso à Internet com a vertente de mobilidade aliada a uma componente de segurança ajustada às necessidades e riscos identificados e que garanta a confidencialidade dos processos de fabrico e da informação dos bens críticos da organização.

A PT Empresas tem trabalhado com os seus clientes numa perspectiva de os apoiar nos processos de transformação desde o seu início, ao nível das diferentes streams, e em alinhamento com outras organizações envolvidas nestes processos: universidades, institutos e empresas ligados à investigação e formação, um caso de salientar é a própria Altice Labs, o foco é sempre na forma como a tecnologia resolve problemas do negócio, com resultados positivos e reconhecidos pelos seus clientes e que assentam essencialmente na identificação de soluções, naimplementação e acompanhamento ao cliente, com os ajustes necessários à melhoria do desempenho e alinhamento com o negócio.

OFERTA INDÚSTRIA 4.0

A oferta da PT Empresas em termos de Indústria 4.0 vai desde os produtos mais tradicionais, como a conectividade gerida aos diferentes níveis, IoT, Internet securizadacom Firewall em Data Center, interligação de Sites e respectiva securização (Links de Backup em 4G, ADSL, ou fibra), alojamento de servidores em Data Center, soluções de continuidade de negócio (envolvendo site de Disaster Recovery) e as plataformas aplicacionais que em ambiente empresarial façam sentido implementar num contexto de mudança.

Entre a oferta da PT Empresas há algumas plataformas que se podem definir como diferenciadoras e inovadoras posicionando-se ao nível de machine learning (estudo de reconhecimento de padrões e aprendizagem computacional ao nível da IA) e IoT com sensorização industrial para informação em tempo real sobre o estado e performance das linhas de produção (que permite a optimização das linhas garantindo ganhos de produtividade, bem como um melhor e mais efectivo planeamento em linha com as metodologias anteriormente identificadas – Kaizen, Lean e Six Sigma).

A PT Empresas tem colaborado directamente com os seus diversos clientes no sentido de entender os seus desafios, de maneira a encontrar a melhor solução integrada para as suas necessidades.

Na verdade, a Indústria 4.0 consiste num desafio muito à medida – da empresa, sector, mercado, dimensão e maturidade da organização –, no entanto «tentamos responder de forma assertiva a todos os desafios que nos são colocados, na perspectiva do cliente e do seu negócio. Não somos fornecedores mas sim parceiros de negócio».

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...