Mercado imobiliário no Verão
Por Miguel Mascarenhas, CEO da imovendo
O mercado imobiliário em Portugal tem vindo a sofrer várias transformações nos últimos anos. No entanto, o Verão, uma época geralmente associada a um maior dinamismo econômico de setores como o turismo, restauração ou lazer, não tem sido necessariamente um período de alta para o setor imobiliário. Importa perceber as vantagens do equilíbrio entre a importância do imobiliário para as outras atividades económicas nesta época do ano (e noutras) e o investimento social e financeiro que se faz nesta matéria, principalmente tendo em conta o aumento de 5% no preço das habitações nas grandes cidades, com a estimativa do Property Market Index de chegar aos 8,7% este ano.
Maio foi o mês em que se venderam mais casas em Portugal, assistimos agora a uma redução de transações com a entrada da silly season, marcada pelo aumento da procura turística e de investidores estrangeiros e cujas oportunidades para maximizar lucros na venda e arrendamento de propriedades contrasta com a diminuição da disponibilidade dos agentes imobiliários, advogados e outros técnicos necessários para a conclusão das transações. Esta menor disponibilidade dos serviços pode atrasar processos e desmotivar tanto compradores quanto vendedores.
Historicamente, os preços aumentam ligeiramente antes da silly season, inflacionam rapidamente durante o verão e sofrem uma correção nos meses seguintes, um fenómeno que não acompanha a mudança sazonal na dinâmica da procura. Durante os meses de verão, muitos potenciais compradores, preferem esperar pelo fim da Estação para procurar uma nova casa, conscientes da redução de “novas entradas” e evitando a perturbação da procura e eventual mudança durante as férias.
Este período de menor atividade, com uma complexa interação de fatores sazonais, comportamentais e econômicos, oferece uma oportunidade para reflexão estratégica e planeamento para todas as partes. Na imovendo reconhecemos estas características, mas usamo-las a favor dos nossos proprietários: Temos sempre um consultor responsável pelo imóvel e toda a sua gestão, permitindo aproveitar a 100% o interesse que também existe nesta altura do ano; aproveitamos a atenuação na entrada de novos imóveis nos portais imobiliários para manter as nossas casas destacadas e deixamos o apelo aos compradores: as características valiosas de uma casa são mais visíveis no verão.