Como preparar as empresas para o futuro

Por Cátia Moreira, VP of Performance da Foundever

Todos nós ouvimos falar do papel crítico da IA generativa em vários sectores, incluindo em Customer Experience. É evidente que o caminho para o sucesso consiste em navegar pelas complexidades da integração tecnológica e, em simultâneo, dar resposta às necessidades de uma nova geração de consumidores nativos digitais. A IA generativa emerge, assim, como uma solução crucial, oferecendo um potencial transformador para preparar as empresas para o futuro melhorando a experiência do cliente e a experiência do nossos colaboradores.

Atualmente, as organizações enfrentam um duplo desafio: a necessidade de fornecer serviços personalizados enquanto gerem a integração tecnológica. Nos dias de hoje, os clientes esperam interações perfeitas em vários canais, elevados níveis de personalização, opções de self-service e total transparência. Estas expectativas ganham ainda maior expressão entre a Geração Z, que, na qualidade de nativos digitais, exige experiências digitais sofisticadas e em todos os canais em simultâneo.

A IA generativa apresenta-se como uma ferramenta poderosa para modernizar as estratégias de Customer Experience, pois permite às empresas otimizarem processos, melhorarem o desempenho dos colaboradores e conseguirem informações a partir de dados, o que, por sua vez, ajuda a preparar as operações para o futuro.

85% das empresas reconhecem a necessidade crítica de investir em IA generativa nos próximos 2 anos para se manterem competitivas, um dado que revela necessidade de implementar estas ferramentas com urgência.

A verdade é que as aplicações estratégicas da IA Generativa em Customer Experience são diversas e trazem um grande impacto para as operações. Por exemplo, em matéria de gestão do conhecimento, permite a extração avançada de dados e a indexação e a criação de dados de forma sintética, agilizando o acesso à informação. A otimização de processos também beneficia da capacidade da IA generativa para automatizar tarefas de trabalho intensivo, gerar códigos e conteúdos e melhorar as operações de apoio ao cliente, criando modelos preditivos baseados em dados em massa.

A IA generativa destaca-se ainda na gestão, monitorização e análise das operações de apoio ao cliente, uma vez que fornece informações preditivas e lida com dados multifuncionais, aumentando significativamente a eficiência do processo.

Mas nem tudo é IA. Não nos podemos esquecer da poderosa colaboração entre humanos e a IA generativa. O modelo de copiloto, em que a IA generativa complementa o trabalho humano automatizando tarefas repetitivas e oferecendo informações baseadas em dados, aumenta a produtividade e a qualidade do serviço. Os agentes de IA totalmente automatizados podem gerir interações complexas com os clientes, otimizando as opções de self-service e libertando os colaboradores para tarefas mais complexas, que adicionem valor de relação humana.

E não nos esqueçamos que a IA generativa é uma força motriz para a inovação nas estratégias de Customer Experience. Ao introduzir ferramentas avançadas, como a análise de sentimentos, a previsão da intenção da chamada e o suporte multilingue, estamos a transformar centros de atendimento tradicionais em centros tecnológicos integrados. Isto não só melhora a eficiência do serviço, como também capacita a força de trabalho.

A integração da IA generativa nas estratégias de Customer Experience não é apenas uma opção, mas uma necessidade no ambiente empresarial. As empresas que abraçam esta revolução tecnológica com uma abordagem estratégica estão a preparar as suas organizações para o futuro, para satisfazer as expectativas em constante evolução dos clientes e alcançar o sucesso a longo prazo.

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