Novo Volvo EX60: SUV com autonomia de 810 km e carregamento tão rápido quanto parar para abastecer e tomar um café

Com capacidade para alcançar até 810 KM de autonomia total com uma única carga, na configuração de tração integral, superando os seus concorrentes mais recentes, o Volvo EX60 estabelece um novo referencial no segmento SUV

Automonitor
Janeiro 8, 2026
11:26

Seja numa viagem de negócios de Lisboa até Madrid ou ao atravessar Portugal, de Faro até ao Porto, o novo e revolucionário Volvo EX60 100% elétrico vai mais longe, com total confiança e em qualquer cenário. Com carregamento rápido em todas as condições meteorológicas, o novo EX60 foi desenhado de base para eliminar as preocupações dos condutores, permitindo carregar e regressar rapidamente à estrada.

Com capacidade para alcançar até 810 KM de autonomia total com uma única carga, na configuração de tração integral, superando os seus concorrentes mais recentes, o Volvo EX60 estabelece um novo referencial no segmento SUV. O modelo não só ultrapassa a autonomia de qualquer automóvel elétrico anteriormente criado pela Volvo Cars, como transforma a experiência de condução num verdadeiro conforto, comprovando que optar pela mobilidade elétrica já não tem de ser um compromisso.

Os engenheiros da Volvo Cars otimizaram a autonomia do veículo para a condução em condições reais, refletindo aquilo que os clientes efetivamente experienciam no seu dia a dia.

“O EX60 foi desenhado para ser revolucionário”, diz Anders Bell, Chief Technology Officer na Volvo Cars. “Com a nossa nova arquitectura de veículos elétricos, abordamos diretamente as principais preocupações que os clientes têm ao considerar a mudança para um veículo 100% elétrico. O resultado é uma autonomia líder na sua classe e velocidades de carregamento rápidas, marcando o fim da ansiedade com a autonomia.”

Em termos práticos, este novo modelo, a ser lançado dia 21 de janeiro, recupera até 340 KM de autonomia em apenas 10 minutos, graças ao sistema elétrico de 800 volts e à utilização de carregadores rápidos de 400 kW, tornando a paragem para carregamento comparável, em duração, a uma paragem para abastecimento de combustível. Esta eficiência elétrica, a mais avançada alguma vez alcançada pela Volvo Cars, assenta na nova arquitetura SPA3, um sistema integrado na base do veículo que permite à marca atingir níveis de autonomia equivalentes aos dos automóveis com motor de combustão.

Ao integrar a bateria diretamente na estrutura do veículo, com a tecnologia cell-to-body, e ao desenvolver motores elétricos internamente, o EX60 torna-se mais eficiente em termos energéticos e reduz o peso excessivo. O novo design das células da bateria equilibra cuidadosamente densidade energética e potência, aumentando ainda mais a autonomia de condução. Acresce que todos os clientes EX60 podem usufruir de uma garantia de 10 anos para a bateria.

O EX60 é também o primeiro veículo Volvo construído com a ajuda da tecnologia mega casting, em que centenas de peças menores são substituídas por uma única peça fundida de alta precisão no processo de produção. Esta inovação reduz o peso, melhora a autonomia e permite percorrer distâncias maiores. O uso de materiais mais leves e a menor geração de calor contribuem para tempos de carregamento mais rápidos, permitindo que o EX60 adicione centenas de quilómetros de autonomia em poucos minutos.

Além disso, por ser um automóvel elétrico com menos partes móveis, o EX60 exige menos manutenções convencionais, proporcionando ainda mais confiança e conveniência aos seus condutores.

O EX60 é um automóvel elétrico livre de preocupações, desenhado para proporcionar liberdade de movimentos numa nova era totalmente elétrica. O Volvo EX60 será revelado no dia 21 de janeiro de 2026, num evento transmitido em direto a partir de Estocolmo, a que pode assistir aqui.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.