Zumub vai investir dois milhões de euros em inovação e internacionalização. Vêm aí novos produtos

A Zumub, empresa de suplementos alimentares online com sede em Portugal e com distribuição para todo o mundo, vai investir dois milhões de euros em “aceleração do crescimento, através de inovação, melhorias de produtos e lançamento de novos produtos e internacionalização”.

Em entrevista à Executive Digest, Urbano Veiga, CEO da Zumub, explicou que este investimento surge através de um financiamento da ActiveCap I – Portuguese Growth Fund, “um fundo recente apesar de a equipa que o gere já ter muitos anos de experiência”.

O responsável confessou que já havia o interesse de diversos investidores, “mas nunca tinha havido o alinhamento necessário a vários níveis que permitisse concluir uma operação”.

“Queremos continuar a lançar cada vez produtos mais inovadores e avançados, com melhores fórmulas, melhor sabor e melhor packaging. E crescer internacionalmente para nos tornarmos numa referência europeia de suplementos para desporto”, sublinhou.

Crescimento anual acima dos 20%. Durante a pandemia, aumentou para 50%

A Zumub cresceu ao longo dos anos numa média de 20% ao ano, no entanto, em 2020, durante o pico da pandemia, a empresa assistiu a um crescimento exponencial que se fixou nos 50%.

O crescimento do e-commerce foi também preponderante para os bons resultados da empresa, até porque “cresceu mais num ano do que se previa para os próximos cinco anos”.

“A nível de nutrição desportiva houve uma quebra porque os ginásios estavam fechados, mas o crescimento a nível de suplementos de saúde, sobretudo de sistema imunitário e saúde mental, foi maior que a queda na nutrição desportiva, fazendo com que no geral tenhamos crescido”, explicou urbano Veiga.

O CEO da Zumub acredita que muito vai mudar com a pandemia, e que tem havido uma preocupação crescente ao longo dos anos com a saúde, bem-estar físico e estética do corpo.

“Acredito que estas tendências são para continuar, que cada vez as pessoas se vão preocupar mais com a saúde e o corpo, e o e-commerce terá um papel cada vez maior nas nossas vidas.

Continuar a evoluir no mercado

A Zumub começou o seu percurso muito focada na nutrição desportiva. A partir daí começaram a diversificar para suplementos da área da saúde e emagrecimento e, posteriormente, expandiram a oferta para alimentação saudável, roupa e acessórios de desporto.

“Atualmente destacam-se os produtos da marca própria Zumub, que são consumidos não só por aqueles que têm como hobbie o ginásio e fitness, mas também por atletas profissionais como os jogadores do SL Benfica e Sporting CP. Desde o último ano, os produtos da marca Zumub também estão disponíveis nas grandes superfícies (Lidl, Pingo-doce, Continente).”

Direcionados para pessoas que praticam desporto quase todos os dias, sobretudo ginásio, e que toma suplementos praticamente de forma diária, os produtos da Zumub estão presentes principalmente em Portugal, Alemanha, Espanha, França e Itália, embora façam distribuição para todo o mundo.

“Queremos ser a marca de eleição para os desportistas que consomem suplementos. Trabalhamos diariamente para melhorar a qualidade dos produtos, através de melhores fórmulas, ingredientes, sabores e packaging, e dos serviços prestados, tanto pré-venda como experiência de utilização no site, como no pós-venda com entregas mais rápidas e com qualidade”, confessou urbano Veiga, salientando que pretendem “chegar a cada vez mais pessoas, e para isso fazemos investimentos em marketing, tanto online como offline, e equipa de vendas”.