Zuckerberg copia Musk e vai ‘transformar’ Facebook numa plataforma de liberdade de expressão semelhante ao X

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou esta terça-feira que pretende transformar a sua rede social numa plataforma de liberdade de expressão semelhante ao ‘X’ Elon Musk.

“Vamos-nos livrar dos ‘fact checkers’ [verificadores de factos] e substituí-los por notas da comunidade, semelhantes ao ‘X’, começando pelos Estados Unidos”, apontou Zuckerberg, em declarações à ‘Fox News’.

“As eleições recentes também parecem um ponto de inflexão cultural para priorizar novamente o discurso”, apontou. “Então, vamos voltar às nossas raízes e focar em reduzir erros, simplificar as nossas políticas e restaurar a liberdade de expressão nas nossas plataformas.”

Segundo Zuckerberg, “os verificadores de factos têm sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos EUA”. O criador da rede social sublinhou que o ‘Facebook’ também “se livrará de uma série de restrições sobre tópicos como imigração e género que estão fora do discurso convencional”.

Joel Kaplan, recém-nomeado Chefe de Assuntos Globais da Meta, salientou igualmente que as parcerias da Meta com verificadores de factos foram “bem intencionadas no início, mas tem havido muito preconceito político no que eles escolhem para verificar os factos e como”.