Warren Buffett despede-se da liderança da Berkshire Hathaway e entrega comando a Greg Abel

Na última reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, o multimilionário de 94 anos, fez um anúncio histórico, passando o comando da gigante dos investimentos a Greg Abel.

Executive Digest
Maio 5, 2025
11:34

Na última reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, o multimilionário de 94 anos, fez um anúncio histórico, passando o comando da gigante dos investimentos a Greg Abel.

O evento, realizado em Omaha, Nebraska, marcou o fim de uma era para a empresa que Buffett construiu, transformando-a numa das mais valiosas do mundo.



Greg Abel, executivo de 62 anos e líder da área de energia da Berkshire Hathaway, vai herdar uma carteira diversificada que inclui ações de gigantes como Apple e American Express, bem como uma série de negócios no setor de seguros, energia, ferrovias e consumo, que geram lucros operacionais de mais de 10 mil milhões de dólares por trimestre. No entanto, ele também assumirá uma série de desafios, com destaque para o destino do impressionante caixa de quase 350 mil milhões de dólares da empresa, revela a ‘Bloomberg’.

Os acionistas estão atentos a como Greg Abel vai gerir a empresa após a saída de Buffett, especialmente em termos de alocação de capital, estratégias de investimento e possíveis mudanças na estrutura da empresa. Embora Abel tenha sido considerado o “príncipe herdeiro” da Berkshire por anos, a sua abordagem à gestão e os investimentos futuros são ainda questões em aberto.

Apesar de o executivo ter feito progressos consideráveis na área de energia, com aquisições estratégicas e uma expansão significativa da Berkshire Hathaway Energy, ele não tem experiência direta em selecionar ações, uma habilidade pela qual Buffett se tornou lendário. Abel prometeu manter os princípios de gestão e investimento estabelecidos por Buffett, mas o futuro da empresa e dos seus acionistas será decisivo para determinar se a Berkshire continuará a prosperar sem a “magia” que marcou a era Buffett.

A transição de liderança também levanta questões sobre o futuro da assembleia anual da empresa, que atraiu investidores de todo o mundo para ouvir as famosas palestras de Buffett e seu falecido parceiro, Charlie Munger. Para muitos, a grande dúvida é: conseguirá Greg Abel manter o legado e a cultura que fizeram da Berkshire Hathaway uma das empresas mais admiradas do mundo?

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.