Wall Street em silêncio: Mercados fecham hoje para homenagear Jimmy Carter
Os principais mercados de ações dos EUA, incluindo a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a Nasdaq e a Cboe Global Markets, estarão hoje fechados, em cumprimento ao Dia Nacional de Luto pelo ex-presidente Jimmy Carter. A decisão segue uma longa tradição americana de suspender operações financeiras após a morte de um presidente.
Jimmy Carter, que foi o 39.º presidente dos EUA, faleceu no dia 29 de dezembro, aos 100 anos, sendo o presidente mais longevo da história do país. O último Dia Nacional de Luto ocorreu a 5 de dezembro de 2018, para homenagear o presidente George H.W. Bush.
O ex-Presidente governou os EUA de 1977 a 1981, destacando-se por sua dedicação aos direitos humanos e ao diálogo internacional.
Embora as bolsas de ações estejam confirmadas como encerradas, o CME Group, operador de mercados de ações e taxas de juro, ainda não divulgou os seus planos. Já o mercado de títulos funcionará em horário reduzido, encerrando às 14h (horário de Nova Iorque), de acordo com a recomendação da Securities Industry and Financial Markets Association.
Desde o assassinato de Abraham Lincoln, em 1865, os mercados americanos fecharam em 21 ocasiões para homenagear presidentes falecidos. A NYSE também já suspendeu operações para marcar desastres naturais, emergências nacionais e ataques históricos, como os atentados de 11 de setembro de 2001, além de momentos comemorativos, como o centenário da posse de George Washington.