VW elétrico atinge recorde equivalente a consumo de gasóleo: ID.7 Pro S percorre 941 km com carga única
A Volkswagen atingiu um novo marco de eficiência no circuito de Nardò, no sul de Itália: um ID.7 Pro S com um pacote tecnológico de série e 210 kW (286 cv) percorreu uma distância de 941 quilómetros com apenas uma carga de bateria (86 kWh úteis).
Tal feito excedeu significativamente a autonomia máxima (combinada) WLTP do modelo, de até 709 quilómetros, em 232 quilómetros ou 32,7%.
Durante a viagem de 941 quilómetros, o ID.7 Pro S obteve um consumo médio de apenas 9,2 kWh/100 km – um valor excecionalmente baixo. Convertido para um equivalente a gasóleo, o consumo médio alcançado em Nardò corresponde a cerca de apenas 1 litro por cada 100 km. O objetivo do teste em Nardò era determinar a eficiência máxima do ID.7 Pro S introduzido em 2024.
9,2 kWh/100 km
O teste de condução com o novo ID.7 Pro S foi realizado em dezembro pelos condutores profissionais da Volkswagen Driving Experience no circuito de baixa velocidade de Nardò, com temperaturas ambiente de 5 a 15 graus Celsius. O circuito de 12,5 quilómetros permite simular eficazmente uma vasta gama de cenários de trânsito e testes de resistência.
A velocidade média durante o teste de eficiência foi de 29 km/h, o que corresponde às velocidades típicas da hora de ponta nas grandes cidades. De acordo com o último “Índice de Tráfego” do especialista em navegação TomTom, este valor varia entre 22 km/h (Hamburgo) e 31 km/h (Amesterdão).
Veículo extremamente eficiente
O ID.7 Pro S com uma bateria de 86 kWh (úteis) foi concebido como um modelo de produção em série para a maior eficiência possível e tem uma das maiores autonomias na sua classe. E o veículo utilizado não sofreu qualquer tipo de modificação técnica para o teste, saindo da linha de montagem e da produção atual da fábrica de Emden.
As bases para a extraordinária eficiência do ID.7 Pro S são a aerodinâmica apurada e o motor elétrico de última geração. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,23 (dependendo do equipamento). O inovador motor de elevada eficiência, conhecido como “APP550”, é tão económico quanto potente.
O motor elétrico integrado no eixo traseiro desenvolve um binário máximo de 545 Nm, permite ao ID.7 consumir entre 16,2 e 13,6 kWh/100 km no ciclo oficial WLTP e ainda acelera o ID.7 Pro S de 0 a 100 km/h em desportivos 6,6 segundos, se necessário. O ID.7 Pro S também pode ser carregado de forma particularmente rápida em viagem, graças a uma capacidade de carregamento DC de até 200 kW. Com esta capacidade de carga, o ID.7 Pro S pode recuperar 244 quilómetros em apenas 10 minutos. Com a capacidade total de carga DC, a bateria é carregada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos.
Tendência positiva na Europa
Seja o ID.7 ou o ID.7 Tourer, ambas as variantes são ideais para famílias e condutores de longas distâncias. Com muito espaço e um elevado nível de conforto, ambos os modelos impressionam com as suas amplas autonomias em modo totalmente elétrico.
“Estamos a assistir a uma tendência positiva na entrada de encomendas na Europa e estamos atualmente a vender mais unidades de ID.7 do que Passat. Tal facto comprova que o ID.7 é um modelo de extrema importância para a marca e, além do nosso bem-sucedido Passat, é também adequado para condutores com necessidades de percorrer longas distâncias e enquanto veículo de empresa”, rematou Martin Sander, membro do Conselho de Administração responsável pelas vendas, Marketing e pós-venda da marca Volkswagen.