Volume de negócios dos produtores e grossistas de café sobe 7% em 2024

As empresas produtoras e distribuidoras de café e chá tiveram um aumento de 7% na faturação em 2024, abaixo da subida de 15% registada em 2023, avançou hoje a Iberinform.

De acordo com os dados da Iberinform, o volume de negócios agregado no setor foi aproximadamente de 1.400 milhões de euros, uma evolução positiva de mais de 55 milhões de euros.

Em termos geográficos, estas empresas estão predominantemente concentradas nos grandes centros urbanos, com Lisboa a liderar, com 24%, seguida do Porto, com 23%, Braga, com 7%, e Bragança e Setúbal, com 6%.

Relativamente à idade das empresas, estas são maioritariamente jovens, sendo que 38% foram constituídas nos últimos cinco anos e 28% estão no intervalo de seis a dez anos.

Em termos de dimensão das empresas, 82% do setor é constituído por microempresas, sendo que 14% são consideradas pequenas empresas, constatando que apenas 3% do setor é constituído por médias empresas e 1% por grandes empresas.

Se acordo com a Iberinform, existiu também uma diminuição nos prazos médios de pagamentos a fornecedores de 82 para 67 dias, face ao ano anterior.