Volume de negócios das empresas metalúrgicas cai 12% para 3.830 milhões de euros em 2023
O volume de negócios das empresas metalúrgicas de base desceu 12% em 2023 para 3,83 mil milhões de euros, de acordo com um relatório avançado hoje pela Iberinform.
Segundo o relatório, 16% das empresas do setor enfrentam níveis “significativos” de incumprimento no crédito, o que representa uma descida de dois pontos percentuais (p.p.) relativamente ao período económico de 2022.
Estas empresas encontram-se maioritariamente representadas nos grandes centros urbanos, com 22% dos negócios no Porto, 18% em Braga, 16% em Aveiro, 15% em Lisboa e 6% em Leiria.
Destas empresas, as situadas no Porto são as que apresentam um maior risco de incumprimento, sendo que mais de metade possuem um nível de risco entre moderado a máximo. Por outro lado, Braga é o distrito que apresenta menor grau de risco, sensivelmente duas em cada três empresas possuem um nível de baixo risco.
As empresas de metalurgia de base constituídas na última década representam 36% do total, e destas cerca de um terço enfrenta níveis máximos ou elevados de incumprimento.
Quanto à dimensão das empresas, a grande maioria é composta por micro e pequenas empresas, totalizando 81% do setor, estando as restantes empresas representadas por médias empresas e grandes empresas.
De acordo com o relatório, observa-se que, quanto maior a dimensão da empresa, menor o risco de incumprimento, sendo que as micro e pequenas empresas apresentam níveis máximos ou elevados de incumprimento na ordem dos 15%, enquanto nas empresas médias esse valor cai para 8% e nas empresas grandes é de 5%.