Volkswagen revela novo Tiguan
[easingslider id=”24124″]
A Volkswagen revelou a nova geração do Tiguan, modelo que evidencia como principais características a sua maior eficiência e o incremento nas dimensões gerais.
A segunda geração do Tiguan afigura-se como o primeiro SUV do grupo a ter como base a plataforma modular MQB, sendo até 50 kg mais leve embora maior nas suas dimensões. Assim, o Tiguan é 60 mm mais comprido, 30 mm mais largo e 77 mm mais comprido na distância entre eixos (2681 mm). Única medida inferior é a da altura, com o novo modelo a ser 33 mm mais baixo.
O crescimento generalizado das medidas trouxe consigo, de acordo com a marca, melhorias ao nível da habitabilidade, sobretudo ao nível dos ocupantes dos bancos traseiros, com um aumento de 29 mm no espaço para as pernas. O banco traseiro pode ser ajustado longitudinalmente até 180 mm.
Também a capacidade da bagageira cresceu para os 520 litros, valor que pode crescer para os 615 litros com o avanço dos bancos traseiros ou para os 1615 litros com o rebatimento dos encostos desses lugares.
Do lado dos motores, a aposta da marca alemã passa por um leque variado de oito opções disponíveis, com valores de potência entre os 115 cv e os 240 cv, embora no cômputo total tenha existido uma poupança de até 24% em relação ao modelo atual. O sistema 4Motion Active Control, disponível nalgumas versões, proporciona tração integral adequada a todas as condições, tendo como credencial a capacidade de reboque até 2500 kg. Uma versão GTE, ainda em formato concept, também estará presente, tratando-se de uma variante Plug-in híbrida com 218 cv de potência total, oferecendo uma visão para o futuro deste modelo.
A vertente dos sistemas de segurança e de assistência à condução também foi melhorado pela Volkswagen, com o novo Tiguan a oferecer Travagem Autónoma de Emergência com Monitorização de Peões, Sistema de Travagem pós-colisão e Alerta de Saída da Faixa de Rodagem de série. Os serviços de infoentrenimento foram também fortemente melhorados, com novas funcionalidades como integração de smartphones e divulgação de espaços de estacionamento em tempo real.