“Não acreditariam quantos países existem”: ‘confusão geográfica’ de Trump é ridicularizada

O presidente eleito Donald Trump está a ser ridicularizado por ter-se mostrado surpreendido com o número de países que o procuraram após a sua vitória eleitoral a 5 de novembro último, indicou esta quarta-feira a publicação britânica ‘The Independent’.

“Falei com mais de 100, que me ligaram para parabenizar não apenas a eleição, mas também o tamanho da eleição e a extensão da vitória”, explicou o republicano, durante uma conferência de imprensa em Mar-a-Lago na passada segunda-feira. “Foram ótimos. Falei com mais de 100 países.”

“Não acreditariam quantos países existem. Estou a tentar o melhor que posso para responder a todos”, acrescentou Trump. “Há muitos países. Literalmente, todos ligaram. Foi muito bom.”

O comentário de Trump mereceu críticas nas redes sociais, incluindo pelo crítico dos media, Jeff Jarvis, que escreveu “O idiota que você elegeu, América.” Um comentário semelhante ao do ex-diplomata americano Brett Buren: “Trump acabou de dizer: ‘Você não acreditaria em quantos países existem…’ Na verdade, os diplomatas acreditam.”

"You wouldn't believe how many countries there are… There are a lot of countries." — the idiot you elected, America.

— Jeff (Gutenberg Parenthesis) Jarvis (@jeffjarvis.bsky.social) 16 de dezembro de 2024 às 17:06

Mais corrosivo foi o escritor Robert Elisberg, na rede social ‘X’. “Na verdade, a maioria das pessoas não apenas ACREDITARIA, elas sabem disso, já que foram à escola primária”, apontou. “Osúnicos que podem não saber são alguns da base que votaram nele.”