Vivem isolados no luxo e viajam em iates e jatos privados: investigação descobre os dois filhos secretos de Putin com ex-ginasta olímpica

Jornalistas da publicação ‘Dossier Center‘ descobriram um dos segredos mais bem guardados do Kremlin: Vladimir Putin tem dois filhos com a ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva, que se juntam às suas filhas conhecidas Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova da sua ex-esposa Lyudmila, e uma filha ilegítima com Svetlana Krivonogikh.

De acordo com os jornalistas, que citam uma fonte da extensa equipa doméstica, os detalhes sobre Ivan e Vladimir Putin Jr. são do conhecimento de uma mão-cheia de pessoas nos corredores do Kremlin e tratados com todos os cuidados.

“Eles não podem ser encontrados em bancos de dados públicos, pois têm identidades falsas desde a infância, algo tipicamente feito para espiões ou indivíduos sob proteção do Estado”, refere a publicação.

“Apenas parentes próximos sabem as suas datas de nascimento. Eles não voam em voos comerciais, eles têm jatos particulares. Eles não frequentam escolas ou jardins de infância, em vez disso têm tutores particulares. Vivem em residências sob a proteção do FSO (Serviço Federal de Proteção) e raramente veem o seu pai”, frisou.

De acordo com a publicação ‘SonntagsZeitung’, o primeiro filho de Putin nasceu na primavera de 2015, na Clínica Sant’Anna em Lugano, na Suíça, ao passo que o segundo filho nasceu na primavera de 2019, em Moscovo.

Os dois irmãos vivem isolados em residências presidenciais em Valdai, onde passam a maior parte do ano, ou em Sochi, e têm pouca interação com os colegas. A sua educação é supervisionada por amas e tutores, que os acompanham em viagens e a bordo de jatos particulares, helicópteros, iates e até mesmo num comboio blindado.

A equipa, incluindo amas, é recrutada pela agência English Nanny, que oferece salários a partir de 7.700 euros mensais. “Há quatro amas, algumas das quais foram empregadas na residência Valdai. Trabalham em duplas de duas semanas de cada vez, morando com a família durante esse período antes de serem substituídas por outra dupla. Trabalham em turnos de 12 horas diárias”, revelam os investigadores.

A fonte também observou que o filho mais velho de Putin, Ivan, é um grande fã de desenhos animados da Disney, o que irrita o seu pai, já que Putin desaprova esse tipo de media ocidental.

“Esses desenhos animados ocidentais modernos, é tudo tiro, saltos, corrida — dá dor de cabeça depois de meia hora. Como as crianças podem tolerar isso? Os nossos desenhos animados soviéticos são de qualidade muito maior, tanto emocional quanto esteticamente”, terá dito Putin em janeiro último.

A residência infantil em Valdai também abriga póneis, coelhos e um cão São Bernardo, que é cuidado por dois treinadores de cães da FSO. Entre os seus brinquedos, há uma extensa coleção de Lego e iPads.

“O estilo de vida dos meninos espelha o do pai. Têm chefs pessoais que preparam refeições individuais para eles. Como Putin, têm as suas próprias canecas e bebem exclusivamente delas. Têm sempre por perto oficiais de segurança do Serviço de Segurança Presidencial. À noite, Putin joga hóquei com o seu filho mais velho numa pista construída em Valdai… Os meninos são ensinados por vários tutores de inglês e alemão. É provável que os pais esperem que eles sigam os passos da mãe e se tornem atletas profissionais. Quase todas as residências têm um complexo desportivo com ginásio e piscina”, descreveu o artigo.

É notável que Putin mima os seus filhos ainda mais do que suas filhas. “Estão a crescer sabendo que são especiais. Qualquer capricho é concedido e veem as residências onde vivem como propriedade pessoal. O tratamento especial dado ao pai por todos ao redor deles reforça esse senso de direito. Os seus tutores, pessoal de segurança e equipa temem Putin, e ele é o único que pode disciplinar os meninos”, apontou a investigação, salientando que a “aprovação dos pais parece ser a sua maior fonte de orgulho”.

De acordo com a fonte, Ivan Putin terá partilhado repetidamente aos seus tutores e guardas que o presidente russo, Vladimir, quando foi informado sobre o seu nascimento, ficou tão feliz que gritou “Viva. Finalmente, um menino”.

Por último, garantem os jornalistas da publicação, foram obtidas diversas fotos dos filhos de Putin, que não foram publicadas por questões éticas.