Viseu, Leiria e Braga são as cidades portuguesas com mais qualidade de vida

As três cidades onde os habitantes estão mais satisfeitos com o local em que vivem são Viseu, Leiria e Braga, conclui um estudo da Deco Proteste publicado hoje, que analisou 12 municípios portugueses.

Entre os quase 3500 portugueses que responderam ao inquérito sobre a qualidade de vida nas cidades, os habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os que se encontram mais satisfeitos.

As cidades com os piores resultados são Évora, Lisboa e Porto, onde os habitantes estão menos satisfeitos e “encontram mais razões que os desagradam nos respetivos centros urbanos”.

O estudo analisa indicadores como a habitação, o custo de vida, o emprego e o mercado de trabalho, e conclui também que a pandemia veio piorar a qualidade de vida nas 12 localidades analisadas.

Viseu é quem está no topo. No último estudo publicado pela Deco Proteste sobre a qualidade de vida nas cidades, em 2012, Viseu tinha já o índice mais elevado. Mantém, assim, a sua posição.

“Das dez vertentes avaliadas, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as que têm maior impacto na qualidade de vida nas cidades. Viseu encontra-se acima da média nestes três critérios”, indica o estudo.

O inquérito também sondou a forma como os países lidaram com a pandemia. Leiria destaca-se neste sentido. “Os inquiridos de Leiria revelaram-se os mais satisfeitos com o desempenho municipal, desde o momento em que a crise do coronavírus começou (março de 2020) até à altura em que preencheram o inquérito, no final de 2020”, revela a análise.

No entanto, a pandemia reduziu a qualidade de vida em todas as 12 cidades. Enquanto nos anos anteriores este indicador se tinha mantido relativamente estável, “2020 veio piorar o cenário”, conclui.

O inquérito da Deco Proteste foi realizado aos habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. No total, os resultados são baseados em 3487 respostas válidas.