Viscofan substitui gás por hidrogénio verde no processo de fabrico

A Viscofan, fabricante espanhola de tripas para produtos à base de carne, encontra-se a substituir o gás natural utilizado por uma das suas caldeiras de geração a vapor por hidrogénio verde.

Esta iniciativa está a ser concretizada na unidade de Cáseda (Navarra), em Esapanha, e faz parte da estratégia da empresa em reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2030, revela o ‘El Economista’.

“Os testes efetuados esta semana mostraram que nas nossas instalações somos capazes de queimar hidrogénio (que é de origem renovável) sem afetar a capacidade energética e, portanto, sem comprometer a produção. Nenhuma outra empresa do setor tinha feito este teste, e não temos conhecimento de nenhum outro que já tenha feito testes dentro do seu processo industrial de utilização de hidrogénio verde como combustível”, revelou a empresa.

A Viscofan investiu 4,2 milhões de euros na aquisição de novos motores de cogeração e caldeiras para esta unidade de produção.

“Graças a esses resultados, ficou demonstrado que é possível consumir hidrogénio verde nas nossas instalações, confirmando nosso compromisso com esse vetor energético no processo de transição energética e descarbonização da economia”, afirmou Antonio Canales, CEO do Grupo Viscofan