Visa e Mastercard podem ser as próximas empresas a entrar no clube do “trillion dollars”
Os gigantes da Internet e tecnologias foram os primeiros a atingir um bilião de dólares em valor de mercado. Mas há mais empresas prestes a conseguir o mesmo feito. A Visa e a Mastercard.
As ações das empresas valorizaram cerca de 50% em 2019 e continuam a subir, impulsionando o seu valor de mercado. A Visa e a Mastercard ocupam actualmente o 7º e o 11º lugar no índice de referência S&P 500, respectivamente.
Se nós próximos três anos os ganhos médios anuais da empresa se mantiverem, as duas empresas poderão ultrapassar o bilião de dólares em valor de mercado, superando mesmo o Facebook.
O crescimento das empresas está a ser impulsionado pelo aumento das transacções financeiras sem dinheiro, e pelo crescimento das compras online.
Cerca de 43% das compras dos consumidores em todo o mundo, excepto na China, são feitas através de pagamento digital, acima dos 28% em 2010, de acordo com Lisa Ellis, analista sénior da Moffett Nathanson.
No fecho da passada sexta-feira, a Visa tinha um valor de mercado de 449 mil milhões de dólares e a Mastercard contava com cerca de 324 mil milhões de dólares.
Actualmente, o clube de um bilião de dólares inclui a Apple, a Microsoft e a Alphabet, dona da Google.
As receitas da Visa e da Mastercard praticamente duplicaram nos últimos cinco anos fiscais, em quase 23 mil milhões de dólares para a Visa e em cerca de 17 mil milhões de dólares para a Mastercard, de acordo com dados da Refinitiv. O lucro por acção também duplicou para ambas as empresas nesse período.
As duas empresas continuam activas no mercado, prevendo-se por isso que o crescimento continue. No início deste mês, a Visa concordou em comprar a Plaid Inc, com um acordo de 5,3 mil milhões de dólares para aumentar o acesso à tecnologia financeira e em Agosto a Mastercard concordou em comprar a maioria dos negócios de serviços corporativos, do grupo de pagamentos escandinavo ‘Nets’ por um valor de 3,19 mil milhões de dólares.