Vídeo mostra soldados norte-coreanos integrados em unidade militar russa

Um vídeo divulgado por um meio de comunicação independente russo, Astra, mostra alegadamente soldados norte-coreanos em território russo, especificamente na região de Primorsky Krai, no extremo leste do país. A Astra, que partilhou o vídeo inicialmente através da plataforma Telegram, afirma ter geolocalizado e verificado as imagens, sugerindo que foram filmadas numa unidade militar russa.

O vídeo, que foi posteriormente partilhado em diversas redes sociais, como o Twitter, mostra soldados da Coreia do Norte na base militar da 127.ª Divisão de Fuzileiros Motorizados do Exército Russo, localizada na aldeia de Sergeyevka, em Primorsky Krai. De acordo com a Astra, a unidade militar onde os soldados foram avistados é designada como “Unidade Militar 44980”. O autor do vídeo, que fala em Yakut, refere-se aos soldados norte-coreanos como “aliados bonitos que chegaram da Coreia do Norte”, expressando a esperança de que “a guerra termine aqui”.

A Astra destaca ainda que o complexo de casernas mostrado no vídeo foi inaugurado em julho de 2022, sendo uma das instalações militares mais recentes da região.

Este vídeo surge num momento em que vários relatos sugerem a participação militar da Coreia do Norte no apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia. A 17 de outubro, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que a Rússia estaria a treinar cerca de 10 mil soldados norte-coreanos, incluindo tropas de infantaria, para combater na linha da frente ucraniana.

Esta informação foi corroborada por um artigo publicado pelo Washington Post, que indicava que milhares de soldados da Coreia do Norte estariam a receber treino em solo russo, com o objetivo de serem enviados para a guerra na Ucrânia. Contudo, estas afirmações foram desmentidas pelo chefe do Centro de Contra-Informação da Ucrânia, Andrii Kovalenko, que classificou a alegação como falsa.

Aumento das tensões diplomáticas

A crescente especulação sobre o envolvimento militar da Coreia do Norte na guerra levou a Coreia do Sul a tomar medidas diplomáticas. O embaixador da Rússia em Seul foi convocado pelo governo sul-coreano para prestar esclarecimentos sobre o alegado apoio militar do regime de Pyongyang à Rússia. Esta situação elevou ainda mais as tensões entre os dois países, com a Coreia do Sul a expressar a sua preocupação face às possíveis consequências desta aliança.

Jongkook Hwang, representante permanente da Coreia do Sul no Conselho de Segurança das Nações Unidas, alertou que a Rússia poderia estar a compensar o apoio militar da Coreia do Norte com tecnologia nuclear, aumentando o risco de proliferação de armas nucleares na península coreana.

Formação de batalhões especiais

Entretanto, a imprensa russa relatou, a 15 de outubro, que o exército de ocupação russo começou a formar um novo batalhão especial, composto por soldados norte-coreanos, na base da 11.ª Brigada Aerotransportada Separada. Este batalhão, conhecido como “Batalhão Especial Buriato”, seria formado por cidadãos norte-coreanos e estaria a ser treinado para missões específicas no conflito.

Kirill Budanov, chefe da inteligência de defesa ucraniana, declarou que cerca de 11 mil soldados norte-coreanos já estão a ser treinados no leste da Rússia para serem enviados para o campo de batalha na Ucrânia. Budanov adiantou que estes soldados estarão prontos para combate já a 1 de novembro.

Apesar de relatos crescentes sobre a presença de soldados norte-coreanos em território russo, o Pentágono, pela voz do secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que os Estados Unidos ainda não conseguiram confirmar se a Coreia do Norte enviou tropas para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia.

Paralelamente, surgiram informações na imprensa internacional de que soldados norte-coreanos teriam tentado desertar das posições russas na fronteira com as regiões ucranianas de Bryansk e Kursk. De acordo com relatos, 18 soldados norte-coreanos fugiram das linhas russas, mas foram posteriormente capturados pelas autoridades.

Ler Mais



Comentários
Loading...