Vice-almirante Gouveia e Melo é o novo coordenador da ‘task-force’ para o plano de vacinação

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é o novo coordenador do plano de vacinação contra a covid-19. A escolha foi decidida esta quarta-feira, depois de Francisco Ramos se ter demitido do seu cargo na ‘task-force’, avança a RTP.

Gouveia e Melo já fazia parte do grupo de trabalho, era responsável pela parte logística da distribuição.

Recorde-se que Francisco Ramos deixou o seu cargo hoje devido a “irregularidades detetadas pelo próprio no processo de seleção de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa”, informou o Ministério da Saúde.

A nova escolha, o vice-almirante Gouveia e Melo já foi porta-voz da Marinha. É também o chefe da equipa de quatro militares que têm estado a ajudar os hospitais públicos de Lisboa a enfrentar a escalada de internamentos de doentes covid.

O líder do PSD defendeu esta quarta-feira a nomeação de um militar para coordenar a ‘task force’ do plano de vacinação, em substituição de Francisco Ramos. “Uma das possibilidades que temos era pedir o apoio das Forças Armadas ou do Exército, que têm formação nesta área” de logística”, justificou.

Gouveia e Melo faz ainda parte da estrutura de monitorização do estado de emergência do Ministério da Defesa e é também adjunto de planeamento do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas.