Vem aí (muita) chuva. Há risco de inundações no Tejo e no Douro
A Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) alerta para a chegada de um “carrossel” de tempestades atlânticas a partir desta quarta-feira, que vai fazer subir as temperaturas na península ibérica, mas traz muita chuva até sexta-feira.
Além disso, são esperados ventos fortes que vão “descongelar” a neve provocada pela Filomena. A Aemet alerta também para inundações e transbordamento de rios, especialmente no Tejo e Douro.
O porta-voz do Aemet, Rubén Del Campo, explica ao El País que as altas pressões da tempestade Filomena vão retirar-se em direção ao leste da Península Ibérica, o que vai permitir a entrada de “ventos húmidos e suaves do sul e sudoeste”, que vão deixar a atmosfera mais amena e pôr fim ao longo episódio de frio das últimas três semanas.
Quarta-feira será “o dia da grande mudança”, detalha. As chuvas serão generalizadas, estendendo-se de oeste para leste e vão afetar grande parte da Península Ibérica, exceto na zona mediterrânica, onde não deverá chover.
Já o vento vai soprar do sul e sudoeste, e será intenso no norte e sul da Península. As geadas noturnas serão limitadas às zonas de montanha e a pontos no interior, mas ainda assim serão mais fracas. De facto, as temperaturas mínimas vão aumentar entre 6 e 8ºC.
Entre quinta e sexta-feira, outro sistema frontal vai trazer mais chuva, detalhou Del Campo. “As chuvas que ocorrem, juntamente com o aumento da temperatura, vão aumentar significativamente o fluxo dos rios, especialmente aqueles cujas bacias ainda têm grandes áreas de neve como o Tejo, o Douro e o Ebro”, diz.
Também podem ocorrer inundações nas ruas, túneis e zonas baixas das cidades mais afetadas pela neve, uma vez que muitos dos esgotos estão sujos e obstruídos. O vento será moderado em algumas zonas, o que também pode causar a queda de ramos já muito afetados pelo peso da neve.
Já no fim-de-semana, as chuvas serão mais abundantes no norte e nos sistemas montanhosos do centro e sudeste da península, conclui o meteorologista.