Vacinação contra a covid-19 nos lares de Lisboa já começou
A vacinação dos utentes e funcionários dos lares da cidade de Lisboa começou esta segunda-feira à tarde. A Proteção Civil Municipal iniciou a campanha de imunização no Lar da Mitra e só hoje 400 pessoas receberam a primeira dose da vacina.
Até sexta-feira, dia 22, a autarquia prevê ter administrado a primeira dose a 8000 pessoas, do universo de 8761 utentes e funcionários de todos os lares da cidade de Lisboa.
O Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, partilhou na rede social Twitter duas fotografias da campanha de vacinação no Lar da Mitra.
A Proteção Civil Municipal iniciou esta tarde, no Lar da Mitra, o processo de vacinação nos lares da cidade. Hoje foram ministradas 400 doses e serão vacinadas 8000 pessoas (dos 8761 utentes e funcionários) até à próxima 6ª feira, 22 de janeiro. pic.twitter.com/qPOQQJzZfa
— Fernando Medina (@FMedina_PCML) January 18, 2021
Já vários lares começaram a vacinar os seus idosos e funcionários. Esta segunda-feira, por exemplo, foi a vez da Câmara Municipal da Mealhada, no distrito de Aveiro. Para tal, a autarquia garantiu 20 mil vacinas e quatro viaturas de apoio.
A vacinação nos lares em Portugal arrancou, inicialmente, no dia 4 de janeiro, em Mação. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve presente no momento em que a primeira idosa recebeu a vacina, afirmando que era “um dia de esperança para todos”.
Esta segunda-feira, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que a primeira toma das vacinas em todos os lares vai ficar concluída até ao final da próxima semana. Em conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros extraordinário, o responsável avançou que o processo de vacinação vai ser acelerado para combater o crescente número de casos e de mortes.