Vacina para coronavírus ‘COVID-19’, pode estar pronta em 18 meses, diz OMS
A primeira vacina contra o coronavírus, originário na China pode estar disponível em 18 meses, de acordo com o director da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, avançado pelo El Mundo.
«Temos que fazer de tudo, utilizando as armas disponíveis», disse o director da OMS, em Genebra nesta terça-feira.
O director apelou ainda à comunidade internacional para unirem esforços na tentativa de evitar “muito mais casos e custos muito mais altos”, disse citado pelo El mundo
O chefe da agência pediu a todos os países que considerassem o coronavírus «o inimigo público número um» e que fossem «o mais agressivos possível» na resposta ao contágio. «Ainda estamos com uma estratégia de contenção», disse Tedros dhanom Ghebreyesus, «e não devemos deixar espaço para que o vírus crie infecções locais», referiu citado pelo El Mundo.
Coronavírus ganha nome COVID-19
A OMS escolheu esta denominação, uma vez que pode ser «pode ser pronunciado e não se refere a uma localização geográfica específica, a um animal ou a um grupo de pessoas» para evitar a estigmatização. O nome oficial vem de um acrónimo em inglês da expressão ‘doença do vírus corona’ e será um padrão para possíveis surtos de coronavírus no futuro, de acordo com o director da OMS.
As autoridades chinesas elevaram esta terça-feira para 1018 mortos e quase 44 mil infectados o balanço do surto de pneumonia na China continental causado pelo novo coronovírus detectado em Dezembro, em Wuhan. Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais de 350 casos de contágio confirmados em 25 países.