Uma imagem pode mesmo valer mais que mil palavras. O ‘antes e depois’ de uma enfermeira há 8 meses na linha da frente

Kathryn Niveyy, uma enfermeira norte-americana com 27 anos, publicou uma foto no Twitter onde mostra o antes e o depois de oito meses a combater a Covid-19. Tinha terminado o curso de enfermagem em abril e foi imediatamente colocada na linha da frente.

A segunda parte da fotografia, que está a correr as redes sociais, foi tirada depois de um turno no fim-de-semana no hospital do Tennessee, nos Estados Unidos, onde trabalha. Já a primeira foi tirada logo no início da sua carreira.

“Adoro ser enfermeira. Não esperava exatamente ser uma nova enfermeira no meio de uma pandemia altamente politizada, mas a vida acontece rápido e e mesmo numa pandemia, não há mais nada que eu queira fazer. Cuidar dos mais doentes é uma honra e eu valorizo os meus pacientes”, escreveu Kathryn Niveyy no Twitter, depois de ter publicado as duas fotografias.

“É devastador ver morrer pessoas quando essas mortes eram evitáveis e é ainda mais devastador quando as vemos morrer da mesma maneira, vez após vez, vez após vez. É devastador que o senso comum básico e a decência tenham sido politizados”, acrescentou.

Os Estados Unidos registaram 835 óbitos e 176.795 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país registou 257.560 mortes e 12.396.241 infeções.

“A covid-19 é uma doença brutal e eu não desejaria o pior dela ao meu pior inimigo. Por favor, compreendam que não estão apenas a proteger-se a vocês próprios, estão a proteger as pessoas à vossa volta”, apelou ainda a enfermeira norte-americana.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia, com o maior número de casos e de mortes em todo o mundo.