Ucrânia substitui ‘Z’ de Putin pelo triângulo branco: o que significa este símbolo usado na invasão da Rússia?
O ‘Z’ das tropas russas, que ficaram célebres em fevereiro de 2022 com a invasão da Ucrânia por Moscovo, foi substituído pelo triângulo de Kiev: o símbolo do poder de Putin para o mundo foi rendido por um triângulo branco que surgiu marcado nos veículos blindados ucranianos que cruzaram a fronteira para a região de Kursk.
A origem dos símbolos na primeira invasão de solo russo desde II Guerra Mundial está na operação denominada “operação triângulo”, como destacaram os britânicos do ‘The Telegraph’ – recorde-se que Kiev assumiu esta terça-feira o controlo de mil quilómetros quadrados de território russo na região fronteiriça de Kursk, conforme assumiu Volodymyr Zelensky, assim como de 74 localidades.
O arranque da invasão russa da Ucrânia ficou marcado pelos símbolos nos veículos de combate, pintados com o símbolo ‘Z’, em tinta branca, que se tornou um símbolo da operação lançada por Vladimir Putin. Agora, a batalha de Kursk está simbolizada pelo triângulo, o que trouxe onda rara de alegria e esperança no futuro entre uma população ucraniana a viver há mais de dois anos a agrura da guerra.
De acordo com o ‘The Telegraph’, os triângulos brancos foram observados pela primeira vez em junho, usados pelo grupo de forças do Comando Operacional Oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia: agora, as marcas são exibidas com orgulho nos tanques, camiões e equipamentos militares ucranianos – seja com tinta ou fita adesiva. Fontes ucranianas disseram ao jornal que os triângulos brancos são uma forma de garantir que as suas forças consigam distinguir entre amigos e inimigos.