Ucrânia: “Putin está fixado na guerra e está quase a voltar a Estaline”, alerta especialista

Jill Dougherty, antiga responsável pela delegação da ‘CNN’ em Moscovo, garantiu que Vladimir Putin está “fixado” com um operação militar, semelhante à que realizou na Chechênia no final dos anos 1990, com ataques brutais e resultados horríveis. O recente vídeo divulgado pelo presidente russo na televisão estatal do país, no qual apontou para os russos que são contra a sua invasão da Ucrânia e que simpatizam com o Ocidente terão consequências, salientando que a Rússia vai ter uma “limpeza necessária da sociedade”, é merecedor de alarme, segundo a antiga jornalista, em declarações à ‘CNN’.

“Isto está quase a voltar a Estaline”, apontou a antiga jornalista, especulando qual deve ser o estado de espírito de Putin, uma vez que vê cada vez mais nações a mudarem para uma postura militar em vez de apenas uma ameaça económica nos seus esforços para fazê-lo recuar da Ucrânia. Segundo Dougherty, a resposta do presidente russo seria provavelmente “eu avisei”.

“Ele realmente acredita que o Ocidente está atrás dele”, disse Dougherty, acrescentando mais tarde: “Ele está a revelar exatamente quem ele é.” No vídeo, Putin diz que “o povo russo sempre será capaz de distinguir verdadeiros patriotas de escória e traidores, e simplesmente os cuspirá na calçada como um inseto na sua boca”.