Ucrânia: Kiev recebe da Alemanha terceiro sistema de defesa aérea Patriot

A Ucrânia recebeu o terceiro sistema de defesa aérea Patriot, prometido em abril pela Alemanha, para ajudar o país a lidar com os bombardeamentos russos, anunciou hoje a embaixada alemã em Kiev.

Kiev tem pedido aos aliados ocidentais novos sistemas modernos de defesa aérea para se proteger dos ataques russos, que têm como alvo centrais elétricas e campos de aviação militares.

“O terceiro sistema de defesa aérea Patriot da Alemanha já chegou à Ucrânia. Virá fortalecer a proteção da população e das infraestruturas”, explicou Martin Jaeger, o embaixador alemão em Kiev, na sua conta da rede social X.

Berlim anunciou no início de abril a sua intenção de fornecer um sistema Patriot adicional à Ucrânia, depois de dois outros já enviados por Berlim.

Em junho, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o seu país precisa de pelo menos sete sistemas antiaéreos modernos adicionais do tipo Patriot, incluindo dois para defender a região de Kharkiv, alvo da ofensiva russa iniciada em 10 de maio.

Além da Alemanha, a Roménia prometeu enviar um sistema Patriot para a Ucrânia, tal como os Estados Unidos.

Entretanto, os ataques russos mataram hoje quatro pessoas e feriram 23, no leste da Ucrânia, e os ataques ucranianos mataram três pessoas e feriram 17 em território controlado por Moscovo.

De acordo com o governador da região oriental de Donetsk, na Ucrânia, Vadim Filashkin, uma mulher foi morta e outras 20 ficaram feridas por fogo de artilharia russa na cidade de Komar, onde habitações, lojas e um edifício administrativo foram danificados.

Outras duas pessoas morreram e duas ficaram feridas na cidade de Selydové, localizada perto de um setor da linha de frente onde as forças russas avançam, continuou o governador.

Nos territórios ocupados pela Rússia na Ucrânia, três pessoas morreram e 10 ficaram feridas, incluindo socorristas, em Volnovakha, no leste, devido a um ataque com mísseis HIMARS, segundo as autoridades pró-russas.

Outras sete pessoas ficaram feridas durante um atentado bombista ucraniano em Pervomaisk, na região vizinha de Lugansk, quase totalmente sob controlo russo.