“Tudo à distância de 15 minutos”. Jornal espanhol destaca Lisboa e Madrid como as capitais do futuro

Lisboa e Madrid estão unidas numa aposta para o futuro. Querem ser cidades de ‘15 minutos’, um modelo que contempla planos de mobilidade sustentável e para um mercado de habitação mais acessível com o objetivo de se destacarem entre as grandes capitais da Europa.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o autarca de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, participaram na Convenção Anual ONE 21 Experience da Century 21 e falaram do futuro das suas cidades.

Segundo o El Economista, Moedas afirmou a intenção de tornar Lisboa numa das melhores cidades para se viver do mundo e tem os olhos postos no futuro. “A cidade do futuro é a que está a meio caminho entre o mundo físico e o mundo digital e nós temos de ser capazes de ligar esses dois mundos”, disse o edil de Lisboa.

Carlos Moedas quer traçar um caminho para a descarbonização, mas está ciente de que “não se pode proibir os carros de um dia para o outro”, apontando antes a um plano progressivo. O presidente da Câmara da Lisboa frisou ainda que luta “contra uma ideia de cidade em que as bicicletas enfrentam os carros”.

“Devemos criar as infraestruturas necessárias para que as bicicletas possam circular com segurança entre os automóveis e para que haja uma boa convivência, um equilíbrio”, referiu o autarca da capital portuguesa.

Sobre o problema da habitação em Lisboa, onde os preços têm vindo a subir nos últimos anos, Moedas indicou que é preciso “procurar soluções para o centro de Lisboa, já que atualmente não é acessível, não há muitas pessoas que possam viver ali”. O autarca salientou ainda que há duas mil habitações que estão vazias e que podem ser importantes e potenciar “um tecido social diversificado”.