Trump vai ser nomeado ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time
O presidente eleito norte-americano, Donald Trump, vai ser nomeado ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time e terá hoje acesso a um dos símbolos mais visíveis de sucesso em Nova Iorque, ao tocar o sino de abertura da bolsa.
Espera-se que Trump esteja em Wall Street para assinalar o início cerimonial das negociações do dia, de acordo com quatro pessoas com conhecimento dos seus planos citados pela agência Associated Press (AP).
Também hoje Trump será anunciado como a ‘Personalidade do Ano 2024’ da Time, de acordo com outra fonte ligada ao processo de seleção.
As fontes citadas falaram com a AP sob anonimato por não estarem autorizadas a falar publicamente sobre os temas.
Este será um momento notável de duplo reconhecimento para Trump, um nova-iorquino nascido e criado que por vezes tratou o mercado de ações como uma forma de aprovação pública.
Trump foi nomeado ‘Personalidade do Ano’ pela revista em 2016, quando foi eleito pela primeira vez para a Casa Branca. Já tinha sido listado como finalista do prémio deste ano ao lado da vice-presidente Kamala Harris, do proprietário do X, Elon Musk, do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e de Kate, a princesa de Gales.
O toque do sino de Wall Street é um símbolo poderoso do capitalismo dos EUA – e uma boa oportunidade para tirar fotografias em Nova Iorque.
Apesar das suas décadas como empresário de Nova Iorque, Trump nunca o fez antes.
Não ficou claro se Trump, um republicano, se iria reunir com o problemático presidente da Câmara de Nova Iorque, o democrata Eric Adams, que simpatizou com Trump e não descartou a possibilidade de mudar de partido político.
Adams foi recentemente acusado de crimes federais de corrupção e de vender influência a estrangeiros, tendo negado qualquer irregularidade.
O próprio Trump já foi um símbolo de Nova Iorque, mas desistiu de viver a tempo inteiro na Trump Tower, que tem o seu nome, em Manhattan, e mudou-se para a Florida depois de deixar a Casa Branca.
A CNN noticiou pela primeira vez na quarta-feira a visita de Trump à bolsa de valores e o ‘site’ Politico noticiou que se esperava que Trump fosse distinguido como a ‘Personalidade do Ano’ da revista Time.