“Trump é um perigo para a nossa segurança nacional”: dez ex-militares de topo dos EUA expressam apoio a Kamala Harris

Um grupo de dez militares reformados mais graduados dos Estados Unidos expressaram o seu apoio à vice-presidente Kamala Harris: numa carta tornada pública esta segunda-feira, o grupo salientou que é a única candidata presidencial adequada para servir como comandante-em-chefe do país, considerando o rival republicano Donald Trump “um perigo para a nossa segurança nacional e democracia”.

A carta, assinada pelo general Larry Ellis e pelo almirante Michael Smith, entre outros, cita os comentários de Trump ao corpo militar e a sua própria “abordagem caótica” no Afeganistão antes da retirada americana, incluindo negociar um acordo com os talibã que permitiu que 5 mil dos combatentes do grupo regressassem ao campo de batalha.

“Deixou o presidente Biden e a vice-presidente Harris sem planos de executar uma retirada, e com pouco tempo para fazê-lo. Essa abordagem caótica prejudicou severamente a capacidade da administração Biden-Harris de executar a retirada mais ordenada possível e colocou os nossos militares e aliados em risco. No entanto, o presidente Biden, com o apoio da vice-presidente Harris, encerrou a guerra mais longa da América, supervisionou o maior transporte aéreo da história dos EUA e trouxe as nossas tropas para casa”, escreveram os generais.

Em contraste, escreveram, Kamala Harris “demonstrou a sua capacidade de enfrentar os mais difíceis desafios de segurança nacional da Sala de Situação e no palco internacional”, desde a invasão da Ucrânia pela Rússia até às tensões com a China no Indo-Pacífico. “Harris é o melhor – e único – candidato presidencial nesta corrida que está apto para servir como nosso comandante-em-chefe”, escreveram na carta, que foi publicada na rede social ‘X’ pela campanha democrata.

O vice-presidente democrata e Trump, que está a concorrer pela terceira vez depois de ter sido presidente entre 2017 e 2021, enfrentam uma corrida renhida antes da eleição de 5 de novembro.

A carta coincidiu com um novo anúncio de campanha de Kamala Harris divulgado antes do debate, esta terça-feira, entre os dois candidatos, a alertar que uma segunda presidência de Trump representaria grandes riscos. “Em 2016, Donald Trump disse que escolheria apenas as melhores pessoas para trabalhar na sua Casa Branca. Ora, estas pessoas têm um aviso para a América. Trump não está apto para ser presidente novamente”, diz o anúncio, com vídeos do ex-vice-presidente de Trump, Mike Pence, o antigo secretário da Defesa, Mike Esper, antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton e ex-presidente do Estado-Maior Conjunto Geral, Mark Milley.

Ler Mais