Trump diz que «o calor de Abril vai matar o coronavírus»
O presidente americano, Donald Trump, falou sobre o coronavírus, à margem de um encontro com governadores, prevendo que a epidemia termine no final de Abril, isto porque «o calor geralmente mata este tipo de vírus, por isso pode ser uma coisa boa», revelou.
O líder americano mostrou-se convicto de que «há muita gente a pensar que (o vírus chinês) vai desaparecer em Abril, com o calor. Quando o calor chega. Vai desaparecer em Abril», referiu Donald Trump, citado pelo ‘Independent’.
No que diz respeito aos casos da epidemia verificados nos Estados Unidos, Trump referiu que «estamos em grande forma. Temos 11 casos, muitos deles estão em boa forma».
A propósito deste tema lançado por Trump, a directora-geral da saúde portuguesa, Graça Freitas, afirmou que apesar de o calor ser um factor favorável à eliminação da doença, «não é matemático».
«O que é diferente quando (um vírus sazonal destes) emerge pela primeira vez? Tem mais capacidade de se propagar mesmo fora da estação em que se sente mais confortável, mas nós sabemos que, apesar de tudo, continua a ser um vírus que se dá bem com temperaturas baixas», disse Graça Freitas, citada pela SIC Notícias.
«À medida que as temperaturas vão aumentando, na China e não só, obviamente que nestas doenças é um ganhar tempo. Se ganharmos tempo em relação à estação em que o vírus se propaga, melhor. Se ganharmos tempo conseguindo a fabricação de uma vacina, se ganharmos tempo para que não haja focos fora do país (China), é possível conter estas situações», sublinhou a responsável:
O número de mortos devido ao coronavírus já aumentou para mais de mil e os infectados para mais de 40 mil, segundo informações confirmadas pelas autoridades chinesas. Para além da China, o surto expandiu-se para mais 25 países, chegando a atingir os 39 casos diagnosticados na Europa, com duas novas infecções verificadas em Espanha e no Reino Unido.